De que cor é a sua finança? - Por Isabel Berlinck

Muito comum as pessoas atribuírem cores para suas finanças. Geralmente azul quando tudo vai bem e na maioria das vezes vermelho, quando se representa um sinal de alerta. Ter um equilíbrio financeiro requer disciplina e organização!

O que é ter disciplina e organização? É inserir na sua rotina o controle de suas finanças e hábitos de gastos. Quando as contas estão no vermelho ou negativo, quer dizer que as despesas (gastos) estão maiores que as receitas (recebimentos), isto revela que a situação financeira precisa ser revista e controlada.

Muitos tem dificuldades de lidar com números e tabelas, pois não fomos  criados aprendendo educação financeira. Esse controle pode ser feito por planilhas feita no computador (Excell) ou software gratuitos encontrados na internet.

A seguir, vamos conferir dez dicas de como iniciar seu planejamento financeiro pessoal:

1.      Evite controlar os gastos diariamente. Defina uma forma de guardar os comprovantes e garantir um controle quinzenal ou mensal para não ficar cansativo. Lembre-se seu tempo é precioso!!

2.      Faça uma lista de todos os gastos da família e os  controle;

3.      Organizar os gastos para ter clara noção de seu padrão de consumo;

4.      Defina uma forma de guardar os comprovantes e garantir um controle quinzenal ou mensal para não ficar cansativo;

5.      Cuidado com os pequenos gastos que fogem do controle (Exemplo: presentes, padaria, feira, banca de jornal e outros) aqueles que não computamos por serem pequenos , mas que no final do Mês fura qualquer orçamento;

6.      Tente cortar algum ou alguns itens desnecessários no seu gasto para sobrar dinheiro para poupar;

7.      Administre com cautela aquilo que já conquistou;

8.      Negocie dividas, de forma que as parcelas se encaixe dentro do orçamento;

9.      Arrume o seu guarda roupa, a organização dele te ajudará a ter nos olhos tudo que você tem, evitando assim gastos desnecessários;

10.    Os imprevistos são previsíveis, procure reservar 5% do valor de suas despesas mensais. O ideal é fazer a média dos gastos extras  não planejado dos três últimos meses e usar como base.

Onde encontrar planilha de controle de finanças na internet:

www.zeropaper.com.br

Isabel Berlinck