Está aberta a competição da 10ª edição dos Jogos Na Rede

Foi dada a largada para a 10¬™ edi√ß√£o dos Jogos na Rede. Conectando educa√ß√£o, esporte e cultura, neste ano, mais de 15 mil estudantes v√£o disputar medalhas nas modalidades futsal, v√īlei, handebol, basquete, atletismo e xadrez. A abertura do evento aconteceu nesta ter√ßa-feira (1), no Pal√°cio Anchieta.

 

Com os Jogos na Rede, os estudantes mostram grandes jogadas na quadra e melhoram o desempenho nas salas de aula. Em 10 anos, a participação dos estudantes foi ampliada: de 97 escolas e 7 mil estudantes, em 2008, para 262 escolas e mais de 15 mil estudantes, incluindo atletismo e xadrez, em 2017.

 

Em nome de todos os alunos-atletas da rede estadual, o estudante Marcus Samuel Burgarelli Denicolo, da Escola Viva São Pedro, fez o juramento do atleta, abrindo a edição de 2017.

 

O governador Paulo Hartung ressaltou que as tecnologias mudam e √© importante que os jovens tenham acesso a isso, e o maior patrim√īnio que a fam√≠lia pode deixar √© a educa√ß√£o. "Al√©m de ser uma luz no caminho da ignor√Ęncia, a educa√ß√£o √© uma janela de oportunidades. Ao celebrar estes dez anos dos Jogos na Rede, estamos comemorando a educa√ß√£o na vida contempor√Ęnea. Esses jogos est√£o conectados com essa pol√≠tica pedag√≥gica que estamos desenvolvendo no Estado. Agarrem com as duas m√£os esta oportunidade de acesso ao conhecimento na pr√°tica de atividade esportiva com acesso ao conhecimento", destacou.

 

Igor Maia, que √© ex-estudante e foi jogador de basquete da equipe da Escola Estadual Arnulpho Mattos, tamb√©m deu um depoimento emocionante sobre a import√Ęncia dos Jogos na Rede na sua vida. Hoje, ele √© acad√™mico de Educa√ß√£o F√≠sica e atua como volunt√°rio em um projeto social de basquete. Al√©m disso, foi duas vezes campe√£o pela sele√ß√£o capixaba de basquete.

Para o secret√°rio de Estado da Educa√ß√£o, Haroldo Rocha, ‚Äúos Jogos na Rede mobilizam a juventude. √Č uma ferramenta pedag√≥gica muito importante, que vai al√©m de uma disputa esportiva, promovendo a forma√ß√£o cultural e a identidade dos jovens. Para participar, os estudantes precisam ter compromisso tamb√©m com a escola, com boas notas e frequ√™ncia. Al√©m disso, os jogos trabalham a solidariedade e o trabalho em equipe que tamb√©m s√£o muito importantes para a vida deles‚ÄĚ.

 

E para comemorar os 10 anos dos Jogos na Rede, em reconhecimento pelo esfor√ßo e dedica√ß√£o, foram homenageados 20 colaboradores que ao longo das dez edi√ß√Ķes trabalharam para o sucesso dos jogos.

 

Abrilhantando a solenidade de abertura, os presentes conferiram tamb√©m a apresenta√ß√£o da Orquestra de Viol√Ķes, que √© formada por estudantes da Escola Estadual Hunney Everest Piovesan, de Cariacica. E foi apresentado um breve v√≠deo que resume um pouco da hist√≥ria dos Jogos Na Rede, produzido pelos estudantes da Escola Estadual Jo√£o Bley, de Castelo, que desenvolvem o projeto ‚ÄúWeb TV Atitude JB‚ÄĚ.

 

Jogos na Rede

 

O Jogos na Rede é uma ação esportiva e cultural entre os estudantes do Ensino Médio das escolas da rede estadual de ensino. A proposta é ampliar e sistematizar os conhecimentos dos jovens estudantes sobre as diversas linguagens artísticas e esportivas. A ação visa também à formação para a cidadania.

 

A competição começa no dia 17 de agosto, com a modalidade xadrez. As atividades seguem por mais três meses, com torneios esportivos de várias modalidades e em todas as regionais do Estado.

 

 

 

Podem participar das competi√ß√Ķes estudantes do Ensino M√©dio, com at√© 17 anos completos em 2016 ou que completar√£o 18 anos ap√≥s a etapa final; que estejam matriculados nas escolas estaduais do Esp√≠rito Santo; que estejam frequentando regularmente as aulas e atendendo ao percentual m√≠nimo de frequ√™ncia estabelecido no Regimento Escolar; e que estejam matriculados h√°, no m√≠nimo, quatro meses na unidade escolar at√© o dia da competi√ß√£o.

 

O campeonato √© dividido em duas etapas: a regional e a final. A regional envolver√° as escolas das 11 Superintend√™ncias Regionais de Educa√ß√£o (SREs) com as modalidades de futsal, handebol e voleibol, em que os campe√Ķes em cada modalidade e g√™nero passar√£o para a etapa final. J√° as modalidades de atletismo, basquetebol e xadrez ser√£o disputadas em polos formados por mais de uma SRE e somente o campe√£o de cada modalidade e g√™nero de cada polo passar√° para a etapa final.

 

Os resultados de todos os jogos ser√£o divulgados no site da Sedu.

 

As premia√ß√Ķes para as modalidades individuais ser√£o medalhas para os primeiros, segundos e terceiros lugares. J√° para os esportes em equipe, al√©m das condecora√ß√Ķes, os dois primeiros colocados tamb√©m receber√£o trof√©us.

 

A final acontecer√° no m√™s de dezembro, em que participar√£o os campe√Ķes das SREs e dos polos regionais, dos quais sair√£o os campe√Ķes estaduais.

 

Confira a programação e o Regulamento da competição

ÔĽŅ
ÔĽŅ