TCE-ES aprimora transparência com divulgação de dados abertos

O Tribunal de Contas (TCE-ES) amplia a transparência de suas informações com a disponibilização de dados abertos no Portal da Transparência e no CidadES – Controle social. Mais de 30 arquivos de dados foram disponibilizados nas duas ferramentas ampliando o acesso aos atos administrativos da Corte e às atividades voltadas para o controle externo.

 

A divulgação de dados abertos significa possibilitar que qualquer cidadão possa acessá-los, compreendê-los e utilizá-los da maneira que melhor desejar, fomentando a transparência ativa e o controle social.

 

“O Tribunal pode, de forma evolutiva, publicar cada vez mais informações em formato de dados abertos. Trata-se de importante contribuição do Tribunal à sociedade, reforçando nosso compromisso com a transparência”, concluiu o secretário de Tecnologia da Informação, Klayson Bonatto.

 

A publicação de dados abertos atende exigência da Lei de Acesso à Informação.

 

Dados Abertos

 

Os dados podem ser livremente usados, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa e o acesso a eles pode gerar benefícios para a sociedade. Confira alguns:

 

•        Avanço na transparência das ações dos governos;

 

•        Aperfeiçoamento da troca de informações entre órgãos e esferas de governo;

 

•        Estímulo aos cidadãos para o acompanhamento de políticas públicas;

 

•        Estímulo aos governos para a melhoria dos resultados alcançados;

 

•        Estímulo à sociedade em iniciativas de inovação e pesquisa.

 

Os principais utilizadores dos dados abertos são desenvolvedores de aplicações, acadêmicos, pesquisadores, jornalistas, analistas e cientistas de dados, ONGs, órgãos públicos e cidadãos em geral que possuam familiaridade com manipulação de dados. E, indiretamente, toda a sociedade será beneficiada com os produtos gerados a partir dos dados abertos disponibilizados.

 

Acesse a opção “Dados Abertos” no Portal da Transparência e no CidadES.