Azeite de oliva 100% capixaba já é uma realidade

Em breve o as saladas e demais pratos ganharão um gostinho mais capixaba. É que a produção de azeite genuinamente produzido no Espírito Santo ganha força e mostra resultado. Prova disso foi a primeira colheita de azeitonas capixabas provenientes das primeiras 30 mudas que foram plantadas como unidades de observação há 5 anos atrás em Santa Teresa.

O trabalho foi todo promovido pelo Incaper, que hoje  já acompanha a expansão em mais de 150 hectares de oliveiras em nosso Estado. A previsão dessa primeira colheita é produzir próximo de 15 litros de azeite extravirgem 100% capixaba. Para o diretor técnico do Incaper, Mauro Rossoni,  um resultado que tem tudo para ficar ainda melhor.

“A produção que apresentamos agora é só das plantas que vieram como unidade de observação, foram as primeiras plantas que vieram para o Estado. Foi para vermos como essas mudas se comportariam. Ocorre que as áreas plantadas estão sendo ampliadas e a extração do azeite por hectare plantado tende a aumentar. Um trabalho fantástico que foi acompanhado pelo Incaper e que certamente fará a diferença na produção rural de nosso Estado”, comemorou Mauro Rossoni.