Nova Venécia: Os 47 anos do 2º Batalhão da PM

O 2º Batalhão da Polícia Militar de Nova Venécia completou seu 47º aniversário na última sexta-feira (09). A solenidade militar foi realizada às 17 horas na sede da Unidade, com a participação de autoridades civis, militares e convidados (confira galeria de fotos ao final da matéria)

Cerca de 300 pessoas marcaram presença no evento que comemorou o 47º aniversário do 2º Batalhão da Polícia Militar, localizado na cidade de Nova Venécia, na sexta-feira (9). O anfitrião, Tenente-Coronel Sebastião Aleixo Santos Batista, que comanda o 2º Batalhão, ao lado do Subcomandante Major Jefson Coelho Correia, recebeu autoridades militares locais e também de Minas Gerais e da Bahia.

Também estiveram presentes prefeitos, vereadores, secretários municipais, presidentes de Conselhos de Segurança; Diretores e Professores escolares; Gerentes de Instituições Financeiras, entre outros.

A Banda Musical da PM-ES abrilhantou as comemorações já no primeiro ato da solenidade, que foi marcado com o cântico do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida veio a homenagem ao Soldado PM Reformado Hilson Gomes de Aguiar, de 78 anos, que no dia 09 de março de 1971 esteve presente da cerimônia de inauguração do 2º BPM.

O Militar tem a sua história marcada e ingressou na PMES no ano de 1957, após servir ao Exercito Brasileiro e passou para a reserva remunerada no ano de 1987. “Ele também participou do Conflito do Contestado, entre os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais”, comentou o Comandante Aleixo.

Outros Militares Estaduais que passaram para reserva remunerada recentemente também foram homenageados e receberam um certificado pelos relevantes serviços prestados a PMES.

Durante o evento, foram apresentados os novos Sargentos do 2º BPM, os quais participaram do Curso de Habilitação de Sargentos (CHS/2017) e formaram no dia 22 de fevereiro de 2018.

A solenidade foi encerrada com o desfile da tropa em continência a maior autoridade presente. O grupamento de desfile foi comandado pelo Capitão PM Manoel Gambarti Junior e acompanhado pela banda de música da PMES.

Após a solenidade os convidados foram recepcionados pelo comandante com um coquetel no rancho da Unidade.


Histórico

O Segundo Batalhão de Policia Militar, instalado em Nova Venécia/ES, foi criado a partir da Lei Orgânica da Polícia Militar nº 2579.

O ato de instalação ocorreu no dia 09 de março de 1971, tendo como primeiro comandante, o Tenente-coronel PM Rubens de Souza Papi, e contou com a presença do Dr. Cristiano Dias Lopes Filho, então Governador do Estado. Na época a Unidade, foi a primeira Organização Militar Estadual (OME) a ser instalada fora do Quartel do Comando Geral da PMES, e era responsável por toda região norte do Estado, incluindo os Batalhões de Aracruz, Linhares, Colatina e Barra de São Francisco.

Hoje, o Segundo Batalhão é responsável pela segurança pública não só de Nova Venécia, mas também dos municípios de Boa Esperança, Montanha, Mucurici, Pinheiros, Ponto Belo, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério, no firme propósito de defender os valores da sociedade norte-capixaba.