Feira de Touros em Linhares movimenta agronegócio no município

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Agricultura, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio da Fazenda Experimental em Linhares, realizou na semana passada a primeira Feira de Touros do Programa Pró-genética da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), no município. Mais de 30 touros foram disponibilizados aos produtores rurais da região. Ao todo, 18 animais foram comercializados. O evento foi aberto aos produtores rurais com interesse em negociar diretamente com os expositores. 

“A feira é um grande momento do produtor ter acesso aos animais com genética melhorada que podem potencializar os índices econômicos dos seus rebanhos e em condições facilitadas”, disse o produtor rural Carlos Fernando Fontenelle. Para a criadora Catarina Fernandes Andrade, o evento é um momento único de negociações. “Para nós criadores é uma oportunidade de facilidade na realização de negócios. O produtor vê de perto o material e pode tirar todas as dúvidas quanto à procedência do animal. A gente percebe que os produtores ainda mantêm nos seus rebanhos animais que já são fruto de vários cruzamentos e acabam perdendo a procedência”, ressaltou Catarina. 

"Este evento foi de grande importância para a pecuária de Linhares e de toda região. Uma oportunidade única onde os pecuaristas puderam adquirir animais reprodutores ideais para o melhoramento da qualidade do rebanho comercial. Foi um movimento de integração com adeptos do segmento, com momentos informativos e de negócios, onde técnicos e profissionais especializados trouxeram para o Município o que há de novo e promissor na produção leiteira e de corte", destacou Franco Fiorot, secretário municipal de Agricultura.  

Foram comercializadas as raças nelore, que possui altíssimo rendimento de carcaça atendendo às expectativas da indústria frigorífica, além de ser muito valorizado no mercado de compra e venda tanto para pequenos, médios e grandes produtores; a Guzerá, que é excelente para a produção de leite e carne, tanto em climas amenos quanto em quentes e secos; e a Tabapuã, que é uma raça brasileira de corte fruto de cruzamento entre o gado Mocho Nacional e animais de origens indianas. 

O produtor contou com animais registrados, certificados de andrologia e de pureza de origem, da viabilidade sanitária, registros de linha de origem, dentre muitas outras vantagens técnicas, todas elas garantidas pela ABCZ e demais órgãos de controle.

 â€œNosso papel é mobilizar e fazer a ponte entre os produtores e compradores. Aqui em Linhares essa demanda é antiga e percebemos ao logo do dia o interesse de ambas as partes em melhorar os rebanhos geneticamente”, salientou o extensionista e zootecnista do Incaper, Lázaro Samir Abrantes Raslan. 

 

A Feira 

A Feira de Touros Pró-Genética de Linhares contou com exposição de animais de diversas raças para negociação, oportunizando aos criadores adquirirem ou comercializarem àqueles que melhor atendem as demandas locais. O evento foi uma parceria entre a Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Agricultura; o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura - Seag; Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper; Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo - Idaf; e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ e também com o apoio do Sindicato Rural de Linhares.