Feira de Touros em Linhares movimenta agronegócio no município

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Agricultura, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assist√™ncia T√©cnica e Extens√£o Rural (Incaper), por meio da Fazenda Experimental em Linhares, realizou na semana passada a primeira Feira de Touros do Programa Pr√≥-gen√©tica da Associa√ß√£o Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), no munic√≠pio. Mais de 30 touros foram disponibilizados aos produtores rurais da regi√£o. Ao todo, 18 animais foram comercializados. O evento foi aberto aos produtores rurais com interesse em negociar diretamente com os expositores. 

‚ÄúA feira √© um grande momento do produtor ter acesso aos animais com gen√©tica melhorada que podem potencializar os √≠ndices econ√īmicos dos seus rebanhos e em condi√ß√Ķes facilitadas‚ÄĚ, disse o produtor rural Carlos Fernando Fontenelle. Para a criadora Catarina Fernandes Andrade, o evento √© um momento √ļnico de negocia√ß√Ķes. ‚ÄúPara n√≥s criadores √© uma oportunidade de facilidade na realiza√ß√£o de neg√≥cios. O produtor v√™ de perto o material e pode tirar todas as d√ļvidas quanto √† proced√™ncia do animal. A gente percebe que os produtores ainda mant√™m nos seus rebanhos animais que j√° s√£o fruto de v√°rios cruzamentos e acabam perdendo a proced√™ncia‚ÄĚ, ressaltou Catarina. 

"Este evento foi de grande import√Ęncia para a pecu√°ria de Linhares e de toda regi√£o. Uma oportunidade √ļnica onde os pecuaristas puderam adquirir animais reprodutores ideais para o melhoramento da qualidade do rebanho comercial. Foi um movimento de integra√ß√£o com adeptos do segmento, com momentos informativos e de neg√≥cios, onde t√©cnicos e profissionais especializados trouxeram para o Munic√≠pio o que h√° de novo e promissor na produ√ß√£o leiteira e de corte", destacou Franco Fiorot, secret√°rio municipal de Agricultura.  

Foram comercializadas as ra√ßas nelore, que possui alt√≠ssimo rendimento de carca√ßa atendendo √†s expectativas da ind√ļstria frigor√≠fica, al√©m de ser muito valorizado no mercado de compra e venda tanto para pequenos, m√©dios e grandes produtores; a Guzer√°, que √© excelente para a produ√ß√£o de leite e carne, tanto em climas amenos quanto em quentes e secos; e a Tabapu√£, que √© uma ra√ßa brasileira de corte fruto de cruzamento entre o gado Mocho Nacional e animais de origens indianas. 

O produtor contou com animais registrados, certificados de andrologia e de pureza de origem, da viabilidade sanitária, registros de linha de origem, dentre muitas outras vantagens técnicas, todas elas garantidas pela ABCZ e demais órgãos de controle.

 ‚ÄúNosso papel √© mobilizar e fazer a ponte entre os produtores e compradores. Aqui em Linhares essa demanda √© antiga e percebemos ao logo do dia o interesse de ambas as partes em melhorar os rebanhos geneticamente‚ÄĚ, salientou o extensionista e zootecnista do Incaper, L√°zaro Samir Abrantes Raslan. 

 

A Feira 

A Feira de Touros Pró-Genética de Linhares contou com exposição de animais de diversas raças para negociação, oportunizando aos criadores adquirirem ou comercializarem àqueles que melhor atendem as demandas locais. O evento foi uma parceria entre a Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Agricultura; o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura - Seag; Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper; Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo - Idaf; e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ e também com o apoio do Sindicato Rural de Linhares.

ÔĽŅ
ÔĽŅ