Coluna Direto ao Ponto: Câmara de Linhares quer eleger um deputado estadual

Em 2018, demos vida ao jornal impresso ES 24 Horas. Deixamos as telas do celular e do computador para ganhar vida no papel. Agora, a Coluna Política Direto ao Ponto, que antes era exclusiva do Impresso, também trará doses de informações para você aqui em nosso site. Você pode nos ajudar a construir esse espaço. Ele é mais nosso do que nunca a partir de agora.

 

Quem tem a força?

As cartas estão na mesa no jogo político. Em Linhares, uma informação dos bastidores dá conta de que o vereador Jean Menezes (PRB) busca ser o candidato a deputado estadual da Câmara de Vereadores de Linhares. Natural, afinal, juntos os 13 parlamentares eleitos do município conquistaram a confiança de 19.847 eleitores. Levando em consideração um trabalho de captação de votos nos municípios vizinhos, Jean pode ser um bom nome do consenso.


Quem tem a força? II

Com discurso corajoso, o vereador Jean Menezes tem se mostrado disposto debater temas espinhosos e a cobrar posicionamentos mais efetivos da Prefeitura de Linhares. Se tudo isso é só pose, saberemos mais à frente. Por enquanto, o parlamentar de primeira viagem tem se mostrado combativo e está representando com destaque a cidade. Fruto desse trabalho, Jean deve ser alçado ao posto de presidente do Partido Republicano Brasileiro (PRB), em Linhares. O posto deve ser a garantia de candidatura à Assembleia.


O outro lado do paraíso

Do lado do Executivo, o prefeito Guerino Zanon (MDB) deve lançar o ex-secretário de Meio Ambiente, o advogado Lucas Scaramussa (MDB) a deputado estadual. Na última eleição, com o apoio de ao menos 10 vereadores, Zanon obteve 59.147 votos e venceu a disputa à Prefeitura contra a deputada Eliana Dadalto (PTC), o advogado Rodrigo Paneto (PPS), o Professor João (PT) e médico Cardia (SD). De todos os adversários, somente Eliana deve brigar pela vaga à Assembleia neste ano. Em 2014, ela teve 12.345 votos.


Veteranos e novatos

A eleição de 2018 também está atraindo novos nomes, como o da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Linhares, Simone Aguiar. A presidente do movimento estudantil, Luciana Romana, candidata a vice-prefeita de Rodrigo Paneto em 2016 também deverá disputar. O ex-deputado Luiz Durão está se movimentando lentamente, assim como o ex-vereador Miltinho Colega e o empresário Maurinho Rossoni. No cenário do Governo do Estado, podemos ter três candidatos: Renato Casagrande (PSB), Rose de Freitas (Podemos) e Paulo Hartung (MDB).

 

Terra do Cacau, das águas e dos votos

Com 111.277 eleitores registrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), o município de Linhares tem potencial para eleger dois deputados estaduais e federais. Atualmente, a cidade tem em Eliana Dadalto (PTC) como única representante. O município precisa de mais que isso. E pode! Basta prestar atenção nos nomes que estão se colocando e os que ainda podem surgir. Com representatividade, Linhares pode crescer. E não tem jeito: por mais gestor que seja, um prefeito sempre precisa de um parlamentar parceiro para chamar de seu.