Findes discute eficiência em produtividade nas indústrias nesta quarta (6)

A Findes reúne os empresários capixabas, nesta quarta-feira (6), para o 1º Seminário Capixaba de Produtividade. O evento será realizado das 17h30 às 21h e contará com apresentação de casos de sucesso em produtividade, resultado das ferramentas de Lean Manufacturing – Produção Enxuta, aplicadas nos processos operacionais e produtivos.



O encontro vai receber cerca de 300 empresários e tem como objetivo apresentar as ações do Senai-ES no que tange as soluções para aumentar a produtividade das empresas capixabas e torna-las ainda mais competitivas.



Para o gerente de Produtividade, Álvaro Diaz Marques, a gestão enxuta tem se consolidado como uma ferramenta de gestão baseada na eliminação de desperdícios e a partir da sua implantação já foram conquistados mais de 90% em aumento de produtividade e qualidade.



“Diversas empresas que participam do programa ES mais produtivo e conseguiram aumentar seus resultados de forma expressiva. Esse é um dos objetivos do Seminário, reunir os empresários para troca de experiências e compartilhamento de cases, além de debater sobre inovação na indústria”, ressalta Alvaro.



O ES Mais Produtivo é uma extensão do programa federal Brasil Mais Produtivo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior (MDIC), cujo objetivo é aumentar em pelo menos 20% a produtividade das pequenas e médias indústrias participantes e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).



A metodologia usada é a manufatura enxuta (lean manufacturing), baseada na redução dos sete tipos de desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.



Mais informações pelo telefone (27) 3334 5775. Para se inscrever, clique aqui.