Festival Gastronômico de Linhares: Conheça os estabelecimentos participantes

A primeira edição do Festival de Cultura e Gastronomia do município já está rolando. O evento segue até o dia 19 de agosto e vai contar com a participação de 16 estabelecimentos que criaram pratos especiais para o festival com preços que variam entre R$ 15 e R$ 35. O objetivo é incrementar o movimento nos restaurantes do município neste mês de agosto em que Linhares comemora 218 anos de fundação. O evento é um compromisso do Plano de Governo do prefeito Guerino Zanon e é realizado em parceria com a Câmara Setorial Gastronômica de Linhares (Caseg).


O festival tem ainda o objetivo de fortalecer a economia e os setores produtivos ligados ao segmento, como a rede hoteleira e o turismo de negócios, e insere oficialmente Linhares no calendário de eventos das secretarias de Turismo do Espírito Santo e do Governo Federal. O setor gastronômico geral 1 mil empregos diretos no Município e representa quase 5% da economia capixaba. O festival será realizado em duas etapas: de 1º. a 16 será promovido o Circuito Gastronômico nos 16 estabelecimentos participantes, já a segunda fase, acontece de 17 a 19, em formato festival na Praça 22 de Agosto, na Rua da Conceição, no centro da cidade, com expectativa de reunir 5 mil pessoas por dia.


Paralelo ao festival, também serão realizados cursos, palestras e workshops, fomentando a prática do empreendedorismo aos funcionários e empresários do ramo. O evento não tem caráter competitivo e a organização produz um guia gastronômico com todos os 16 estabelecimentos participantes do evento que será entregue em hotéis, aos taxistas e outros atores que fomentam o trade turístico em toda a região.


O prefeito de Linhares Guerino Zanon acredita no setor como atividade alavancadora do desenvolvimento econômico, social e cultural. Para ele, o Festival de Cultura e Gastronomia vai divulgar valores regionais, favorecer intercâmbios, qualificar mão de obra local e estimular práticas sustentáveis, valorizando a cadeia produtiva do município e da região. "Quando apoiamos um setor que gera empregos e renda, promovemos desenvolvimento econômico e social, além de estimularmos a autoestima da cidade", destacou.


De acordo com Guerino, o movimento gastronômico também valoriza a história e o futuro da agricultura familiar. "Este festival nos traz mais mesa, mais sabor e mais agregação em torno da nossa culinária, que é parte da nossa história", declarou. Ele pontuou que Linhares é um dos poucos municípios do Espírito Santo que conta com uma política específica para estimular e fortalecer a permanência do homem no campo por meio da agricultura familiar alinhado ao Plano Agro Municipal.


Segundo Adelson Cassioli, um dos diretores da Caseg, o evento é aberto para todos os públicos, principalmente para aqueles que apreciam uma boa culinária regada à música, cultura e arte, além de agregar valor ao setor gastronômico. "O festival será uma grande promoção e valorização da nossa atividade, apresentado em um mês relevante, que é o de aniversário de Linhares. O legado é a criação do mapa da gastronomia local. Estamos com enorme expectativa, inclusive o de expandir o turismo em Linhares e toda a região. Nosso setor hoje representa quase 5% da economia capixaba e temos a expectativa de grande movimentação na rede hoteleira e principalmente nos restaurantes e similares", destaca.


A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Linhares (CDL), Jhullia Maria Americo Schvambach, elogiou a disposição da Prefeitura de Linhares em fomentar a economia do Município por meio do festival gastronômico. Para ela, ao investir no turismo gastronômico, o poder público demonstra otimismo na capacidade do município de gerar renda em meio à crise. "Ficamos muito felizes em ter o apoio do prefeito Guerino Zanon de uma forma incondicional para que possamos juntar a cultura e o turismo como forma de melhorar o desempenho econômico do Município, sobretudo o comércio. Estamos muito felizes com a parceria", ressaltou.


O 1º. Festival de Cultura e Gastronomia de Linhares é uma promoção da Câmara Setorial Gastronômica de Linhares e da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. A organização é uma parceria com a Liga Capixaba de Entretenimento e a CDL Linhares.


Os estabelecimentos participantes por ordem de fotos:


1) Conceição Grill - Costelão do Rei


2) Cantinho do Beiçola - Arroz de Bacalhau


3) Bisi's Bar & Restaurante - Picanha Fatiada com Pão de Alho


4) Boka's Lanches - Cheese Bacon Calabresa


5) Pizzaria Carla Guedes - Fettuccine ao Molho Alfredo


6) Doc Burger - Doc Costela


7) Restaurante Irajá Linhares - Bobó de Camarão


8) Restaurante João de Barro - Chiclete de Camarão


9) La Biroska - Delícia de Aipim com Camarão


10) Lá Rústico - Trio La Rústico


11) Lindoar Grill - Carré da Zezé


12) Marilda Brasil - Bolinho de Costela


13) Meat Burger - New York Style


14) Seletto Botequim - Junto e Misturado


15) Sr. Orégano - Nhonque com Ragú de Linguiça Toscana ao vinho tinto


16) Sushilin - Camarão no Coco