Direto ao Ponto: Mais de 200 médicos deixam atender no ES com o fim do acordo entre Brasil e Cuba

Qual é o plano?

Após o governo de Cuba anunciar o fim do programa Mais Médicos no Brasil, 8.500 médicos cubanos deixarão de atender a população brasileira em 2.885 municípios. No Espírito Santo, 219 profissionais deverão voltar à terra natal. Na região norte, São Mateus é a cidade que conta com o maior número de cubanos: 15 no total. Já Linhares conta com 7, enquanto Aracruz perderá 8 médicos. O Mais Médicos funciona desde 2013 no Brasil.


Qual é o plano? II

A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde lamentaram o anúncio e encaminharam um pedido de revisão do posicionamento por parte o novo governo eleito. O rompimento do programa se deu após o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) questionar a formação dos especialistas, condicionar a permanência da parceria à revalidação do diploma e sugerir a contratação de forma direta com os profissionais de saúde.

Qual é o plano? III

Agora, os capixabas - e demais brasileiros - que tem como rotina as filas dos postos de saúde, principalmente durante a madrugada, para conseguir uma ficha de atendimento aguardam ansiosamente pelo anúncio da nova medida -revolucionária- para aparar mais essa aresta no serviço de saúde do país. Sorte de quem tem plano de saúde.


Sou ou não sou?

O ex-presidente Lula prestou novo depoimento como réu na Operação Lava Jato nesta quarta-feira (14). Dessa vez, à juíza substituta da 13ª vara de Curitiba, Gabriela Hardt. Apesar da mudança de magistrado, o embate tenso se repetiu ao longo de quase três horas de interrogatório. "Doutora, eu só queria perguntar para o meu esclarecimento. Eu sou o dono do sítio ou não? Porque eu estou disposto a responder toda e qualquer pergunta. Eu sou dono do sítio ou não?", questiona o presidente.


Sou ou não sou? II 

Rapidamente, a juíza respondeu: "Isso o senhor que tem que responder e eu não estou sendo interrogada nesse momento”. Pelo o visto, mesmo depois de tanto tempo, o ex-presidente ainda não sabe nada. Nesse processo, Lula é acusado de ser o beneficiário das obras de reforma feitas no sítio que pertence a amigos dele.


Povo fala: “Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada.” Clarice Lispector