Professor de Linhares cria ferramenta para tornar aula de matem√°tica mais interativa

O estudo da matem√°tica por diversas vezes √© alvo de rea√ß√Ķes de medo e reclama√ß√£o por grande parte de alunos em diversos graus de ensino. No fundamental, muitos professores da Rede Municipal buscam alternativas criativas para incentivar os estudantes ao gosto pela disciplina e H√©rcules Smar√ßaro Marchiori √© um deles. No ano passado, ele transformou a Pra√ßa 22 de Agosto num grande campo de estudo da trigonometria e ap√≥s as aulas regulares, o local foi apresentado aos alunos por outro √Ęngulo, mostrando que nas diversas formas do nosso cotidiano, a matem√°tica est√° inserida.

Neste ano, H√©rcules reuniu seus alunos do 9¬ļ ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental - EMEF Elza Roni Scarpati, para juntos constru√≠rem um teodolito caseiro, tamb√©m auxiliando e estimulando o gosto pela trigonometria. O aparelho √© uma r√©plica do instrumento de precis√£o para medir √Ęngulos horizontais e verticais, utilizado por engenheiros e top√≥grafos. Ap√≥s as aulas te√≥ricas e constru√ß√£o da ferramenta, a aula de campo foi na Reserva Natural da Vale, no munic√≠pio vizinho de Sooretama.

Num espa√ßo amplo e normalmente utilizado para o lazer, os alunos colocaram em pr√°tica o conte√ļdo estudado, o que para o professor √© uma importante alternativa para fixar o conhecimento adquirido e ampliar as perspectivas que a disciplina apresenta. "A aula pr√°tica busca fixar o conte√ļdo aprendido em sala de aula, permitindo que os estudantes aprendam a usar ativamente o conhecimento adquirido e, dessa maneira, possam estabelecer novas rela√ß√Ķes com o mundo, √© tamb√©m uma maneira de conquistar a confian√ßa do aluno e mostra a eles que a matem√°tica n√£o √© um bicho pap√£o", afirma H√©rcules.

 

 

   

ÔĽŅ
ÔĽŅ