Prefeito de Aracruz faz balanço de 2018 e fala sobre planos para 2019, Confira os detalhes.

Aos 68 anos de idade, o atual prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, demonstra ter fôlego juvenil para lidar com a agenda de compromissos diários. Numa das últimas manhãs de 2018 e em meio a reuniões, visitas e atendimentos, Jones recebeu em seu gabinete nossa equipe da Secretaria de Comunicação (SECOM), para um bate papo sobre resultados e índices alcançados este ano, além de expectativas para 2019, no que diz respeito à administração pública.

Um dos principais pontos destacados pelo prefeito está relacionado à geração de emprego, atendimentos em saúde e aprimoramento no sistema de transparência das informações públicas. Aracruz termina mais um ano culminando avanços e melhorias para a sociedade aracruzense, de acordo com Jones.

- Prefeito, então o ano de 2018 foi de grandes trabalhos…

Sem dúvidas! Produzimos bastante e, com envolvimento da nossa equipe, colhemos agora resultados importantes. Por exemplo, somos o 7º município capixaba que mais investiu em obras; somos conceito A na gestão fiscal, de acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional e também ficamos em 5º lugar entre as cidades que mais geraram empregos no período de 12 meses.

Outro índice importante foi divulgado no final deste ano, onde Aracruz aparece como 10º município com melhor pontuação no ranking brasileiro de transparência e 4º lugar entre as cidades do Espírito Santo, segundo a Controladoria-Geral da União (CGU). Já na educação, alcançamos notas entre 6,5 a 7,0 na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o que representa um grande avanço para o sistema da Rede Municipal de Ensino.

- E na área da saúde, como foi 2018 e o que se espera para 2019?

Em 2018 avançamos bastante na saúde. Nossa fila de espera, que chegava a 14 mil pessoas, baixou para 4 mil, por meio das forças tarefas na área de oftalmologia, ortopedia e mastologia. 1.800 mamografias foram realizadas, zerando a fila de espera.

Além disso, nossas farmácias estão equipadas com medicamentos e ótimos médicos atuando nas unidades. Também entregamos uma nova Unidade Básica de Saúde no bairro Coqueiral, em parceria com a Fibria, se tornando ponto de referência para as comunidades do litoral.

- Este ano o debate em torno da Segurança Pública esteve em evidência em todo o Brasil. Como que o município tem agido diante deste aparente cenário de insegurança?

Aprimorar a segurança pública é sem dúvidas um desafio. Nós, numa parceria com as polícias Militar e Civil, fizemos um trabalho de prevenção. Também iniciamos a implantação do Cerco Eletrônico, que será entregue no próximo ano. É um sistema que vai contribuir para diminuir furtos e roubos de carros e crimes a estabelecimentos comerciais, por exemplo.

Também estamos instalando 26 câmeras de videomonitoramento em todos os distritos de Aracruz e mais 40 câmeras, por meio do Olho Digital, que era responsabilidade do Estado, mas que agora assumimos. Nossos servidores já estão preparados para atuarem com este novo sistema, que vai ajudar no monitoramento do município.

- Por falar em equipes, 2018 também foi um ano importante na valorização dos servidores da PMA. O senhor pode comentar sobre isso?

Quando assumimos a prefeitura em 2017 nos preocupamos em manter uma equipe de servidores dispostos e empolgados para realizar o trabalho público. Oferecemos qualificação profissional, com mais de 40 cursos para os funcionários; adquirimos novos equipamentos e ferramentas de trabalho e agora mandamos para a Câmara um projeto de reposição salarial, onde todos os funcionários efetivos vão receber em janeiro de 2019 e julho de 2019, parcelas que podem chegar a 100% de reposição.

- O senhor possui um discurso visionário sobre o potencial turístico de Aracruz. O que a administração tem feito para dar visibilidade à cultura e nossas belezas naturais?

Estamos elaborando uma rota turística para Aracruz e já instalamos placas de indicação do agroturismo, aldeias e praias. Nossa diversidade cultural é incrível: temos indígenas, afrodescendentes, italianos… e nossa rota passará por estes pontos, desde o rio Piraquê-Açu, que abriga um dos maiores manguezais da América Latina. Temos aldeias, museus e um ótimo circuito do agroturismo. Sem falar que em nosso território está a banda de congo mais antiga do Brasil, que já passa dos 220 anos.

- Tendo em vista a rota turística, que provavelmente vai atrair visitantes para cá, quais são os planos de Infraestrutura para receber essas pessoas?

Os rumos da infraestrutura do município primeiramente vão gerar bem-estar para nossa população e, consequentemente, vamos proporcionar melhores condições para aprimorar o turismo. Por exemplo, já estamos indenizando proprietários para a criação de um lago com cerca de 300 mil metros quadrados de lâmina d’água, que vai garantir o abastecimento da Sede nos próximos 30 anos. 

Também estamos atuando no projeto de construção do anel viário, com objetivo de tirar o trânsito pesado do centro da cidade.

Para o próximo ano está previsto a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, em Barra do Sahy, alcançamos este ano a marca de 220 nascentes protegidas e também construímos duas grandes barragens para atender a população dos distritos de Guaraná e Jacupemba em períodos de seca.

- Para finalizar, quais são as expectativas para 2019?

As expectativas são muito boas. Vamos iniciar o ano com o projeto de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde de Barra do Sahy e Guaraná; construção de uma nova Unidade de Saúde em Vila do Riacho e, em fevereiro, vamos entregar o tão esperado Centro de Hemodiálise, que será o primeiro do Estado.

Ainda para o primeiro semestre de 2019 estão previstos o calçamento da estrada que liga Santa Cruz a Praia Formosa, além de outras obras que pretendemos realizar por meio de financiamento, como a conclusão do Creara, duplicação da Castelo Branco, ligando a sede de Aracruz até Santa Rosa e também a proteção do Morro do Cruzeiro, em Santa Cruz.

Estamos empenhados em realizar diversos serviços para o aracruzense. Vamos unir forças para entregarmos Aracruz com mais bem-estar, segurança e qualidade de vida.