Coronel Barreto assume o comando-geral da PolĂ­cia Militar do EspĂ­rito Santo

O coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça se tornou o novo comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). A solenidade de troca de comando foi realizada na noite desta sexta-feira (4), no Quartel do Comando-Geral da Corporação, em Maruípe, Vitória.
 
O evento contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, da vice-governadora Jacqueline Moraes, do secretĂĄrio de Estado da Segurança PĂșblica, Roberto SĂĄ, alĂ©m de outras autoridades militares e civis, que presenciaram o ato de troca de espadas com o comandante anterior, o coronel Alexandre Ofranti Ramalho, simbolizando o inĂ­cio do novo ciclo.
 
“O coronel Barreto Ă© um amigo que me ajudou muito no comando financeiro da PolĂ­cia Militar. Obrigado Ă  tropa. Continuaremos fazendo o que aprendemos, que Ă© servir e proteger a sociedade com a prĂłpria vida. Agradeço a todos que contribuĂ­ram em momentos de dificuldade. Ao coronel Barreto desejo muita paz, luz, sabedoria e sucesso no comando. Solicito aos nossos policiais que respeitem o comandante-geral, que Ă© uma instituição dentro da nossa instituição. Deixo o comando com a cabeça erguida e sentimento que fiz o melhor", disse Ramalho.
 
Em seguida, o governador Renato Casagrande destacou a importùncia de retomada do programa Estado Presente e falou sobre a valorização da tropa:
 
“Que alegria em retornar ao Quartel de MaruĂ­pe e poder lembrar do tempo que trabalhamos juntos. Gostaria de agradecer ao trabalho do Coronel Ramalho, um oficial preparado e que prestou um bom trabalho. Quero saudar o Comandante Barreto e dizer que ele vai ajudar a fechar a ferida de 2017. Vamos retomar polĂ­ticas pĂșblicas de segurança como o Estado Presente. Novamente comandarei as reuniĂ”es mensais, igual fizemos em nossa primeira gestĂŁo. Outra ação do Estado Presente serĂĄ intimidar o homicida. Tirar a vida Ă© um crime inaceitĂĄvel. NĂŁo serĂĄ fĂĄcil. Estamos recebendo a polĂ­cia militar com aproximadamente dois mil policiais a menos do que deixamos em 2014. Vamos trabalhar o social e a motivação”, garantiu.
 
O secretĂĄrio Roberto SĂĄ afirmou que trabalharĂĄ para prestar todo o apoio para que a tropa tenha tranquilidade e possa proteger, com eficiĂȘncia, a sociedade.
 
“Temos que agradecer ao coronel Ramalho e desejar muito sucesso. Coronel Barreto, nĂŁo tenha dĂșvida que estaremos juntos na construção de uma sociedade menos injusta e mais segura. Eu tenho orgulho da minha carreira militar. No meu curso de OperaçÔes Especiais entreguei meu corpo e minha alma. Quero que a tropa conte com a minha vida e vejo no governador dignidade, valorização e respeito aos servidores da ĂĄrea de segurança. Quem protege precisa ser protegido e juntos vamos construir um futuro digno para os senhores e hoje Ă© dia de comemorar a passagem de comando. Temos que vencer o mau e contem comigo. Força e honra”, ressaltou.
 
CurrĂ­culo do novo comandante
 
Filho de JosĂ© Barreto Mendonça e Maria das Graças Vieira, o Coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça Ă© natural de VitĂłria/ES, onde nasceu em 06 de março de 1974. É casado com Vanessa Barreto Calazans e pai de dois filhos: Ana LĂșcia Barreto Mendonça e Leandro Barreto Mendonça.
 
Ingressou na PMES em 30 de Julho de 1992, tendo sido declarado Aspirante a Oficial em 09 de dezembro de 1994. Durante a carreira de oficialato, todas as suas promoçÔes aos postos a que ascendeu decorreram de promoção por merecimento.
 
Formação AcadĂȘmica:
Graduado no Curso de Formação de Oficiais no EspĂ­rito Santo (EsFO/ES). Graduado no Curso Direito pela Universidade Federal do EspĂ­rito Santo (UFES). Especialização lato sensu em Direito Processual Civil pelas Faculdades de VitĂłria (FDV). Especialização lato sensu em GestĂŁo em Segurança PĂșblica pelas Faculdades EspĂ­rito Santenses (FAESA). Diplomado no curso de especialização e preparatĂłrio para a carreira da magistratura (EMES).
 
Principais funçÔes exercidas:
Nas diversas unidades em que serviu exerceu as diversas funçÔes, dentre elas:
- Comandante de Policiamento 
- Comandante de Companhias destacadas
- Chefe de SeçÔes de Estado Maior em Unidade Operacional
- Adjunto e Chefe de 2ÂȘ Seção - AgĂȘncia de InteligĂȘncia (P/2)
- Chefe de SeçÔes de AnĂĄlise de InteligĂȘncia e Contra inteligĂȘncia (DINT)
- Coordenador de OperaçÔes Policiais Militares (COPOM/CIODES)
- Chefe da 4ÂȘ Seção e Subcomandante do 10Âș BPM
- Gerente de OperaçÔes TĂ©cnicas da Subsecretaria de Estado de InteligĂȘncia
- Comandante do 10Âș BPM e 6Âș BPM
- Diretor Adjunto e Diretor de Finanças da PMES
ï»ż
ï»ż