Coronel Barreto assume o comando-geral da Polícia Militar do Espírito Santo

O coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça se tornou o novo comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). A solenidade de troca de comando foi realizada na noite desta sexta-feira (4), no Quartel do Comando-Geral da Corporação, em Maruípe, Vitória.
 
O evento contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, da vice-governadora Jacqueline Moraes, do secretário de Estado da Segurança Pública, Roberto Sá, além de outras autoridades militares e civis, que presenciaram o ato de troca de espadas com o comandante anterior, o coronel Alexandre Ofranti Ramalho, simbolizando o início do novo ciclo.
 
“O coronel Barreto é um amigo que me ajudou muito no comando financeiro da Polícia Militar. Obrigado à tropa. Continuaremos fazendo o que aprendemos, que é servir e proteger a sociedade com a própria vida. Agradeço a todos que contribuíram em momentos de dificuldade. Ao coronel Barreto desejo muita paz, luz, sabedoria e sucesso no comando. Solicito aos nossos policiais que respeitem o comandante-geral, que é uma instituição dentro da nossa instituição. Deixo o comando com a cabeça erguida e sentimento que fiz o melhor", disse Ramalho.
 
Em seguida, o governador Renato Casagrande destacou a importância de retomada do programa Estado Presente e falou sobre a valorização da tropa:
 
“Que alegria em retornar ao Quartel de Maruípe e poder lembrar do tempo que trabalhamos juntos. Gostaria de agradecer ao trabalho do Coronel Ramalho, um oficial preparado e que prestou um bom trabalho. Quero saudar o Comandante Barreto e dizer que ele vai ajudar a fechar a ferida de 2017. Vamos retomar políticas públicas de segurança como o Estado Presente. Novamente comandarei as reuniões mensais, igual fizemos em nossa primeira gestão. Outra ação do Estado Presente será intimidar o homicida. Tirar a vida é um crime inaceitável. Não será fácil. Estamos recebendo a polícia militar com aproximadamente dois mil policiais a menos do que deixamos em 2014. Vamos trabalhar o social e a motivação”, garantiu.
 
O secretário Roberto Sá afirmou que trabalhará para prestar todo o apoio para que a tropa tenha tranquilidade e possa proteger, com eficiência, a sociedade.
 
“Temos que agradecer ao coronel Ramalho e desejar muito sucesso. Coronel Barreto, não tenha dúvida que estaremos juntos na construção de uma sociedade menos injusta e mais segura. Eu tenho orgulho da minha carreira militar. No meu curso de Operações Especiais entreguei meu corpo e minha alma. Quero que a tropa conte com a minha vida e vejo no governador dignidade, valorização e respeito aos servidores da área de segurança. Quem protege precisa ser protegido e juntos vamos construir um futuro digno para os senhores e hoje é dia de comemorar a passagem de comando. Temos que vencer o mau e contem comigo. Força e honra”, ressaltou.
 
Currículo do novo comandante
 
Filho de José Barreto Mendonça e Maria das Graças Vieira, o Coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça é natural de Vitória/ES, onde nasceu em 06 de março de 1974. É casado com Vanessa Barreto Calazans e pai de dois filhos: Ana Lúcia Barreto Mendonça e Leandro Barreto Mendonça.
 
Ingressou na PMES em 30 de Julho de 1992, tendo sido declarado Aspirante a Oficial em 09 de dezembro de 1994. Durante a carreira de oficialato, todas as suas promoções aos postos a que ascendeu decorreram de promoção por merecimento.
 
Formação Acadêmica:
Graduado no Curso de Formação de Oficiais no Espírito Santo (EsFO/ES). Graduado no Curso Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialização lato sensu em Direito Processual Civil pelas Faculdades de Vitória (FDV). Especialização lato sensu em Gestão em Segurança Pública pelas Faculdades Espírito Santenses (FAESA). Diplomado no curso de especialização e preparatório para a carreira da magistratura (EMES).
 
Principais funções exercidas:
Nas diversas unidades em que serviu exerceu as diversas funções, dentre elas:
- Comandante de Policiamento 
- Comandante de Companhias destacadas
- Chefe de Seções de Estado Maior em Unidade Operacional
- Adjunto e Chefe de 2ª Seção - Agência de Inteligência (P/2)
- Chefe de Seções de Análise de Inteligência e Contra inteligência (DINT)
- Coordenador de Operações Policiais Militares (COPOM/CIODES)
- Chefe da 4ª Seção e Subcomandante do 10º BPM
- Gerente de Operações Técnicas da Subsecretaria de Estado de Inteligência
- Comandante do 10º BPM e 6º BPM
- Diretor Adjunto e Diretor de Finanças da PMES