Teve início nesta segunda-feira a Fase Linhares dos Jogos Escolares Espírito Santo

Estudantes de 24 escolas de Linhares vão mostrar que são feras nas modalidades de basquete, vôlei, futsal e handebol na etapa municipal dos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) que será aberta nesta segunda-feira, dia 13, às 16 horas no Ginásio Poliesportivo Idemar Uneda, no bairro Shell. Durante a abertura haverá apresentações artísticas e culturais.  

A competição vai reunir mais de 1 mil atletas entre 12 e 17 anos nas categorias infantil e juvenil e é realizada pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Todas as partidas serão realizadas no reformado Ginásio Poliesportivo do bairro Shell, motivando ainda mais os jovens atletas. A disputa segue até o próximo mês de junho.

"Os jogos são uma oportunidade para que crianças e adolescentes exercitem a autonomia, a cooperação e a responsabilidade. Com esse formato, os jogos tornam constante a proximidade dos estudantes com essas experiências. Valorizam, ao mesmo tempo, o trabalho dos educadores que atuam nessas áreas e a participação dos alunos nas aulas de Educação Física", destacou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

"Os jogos valorizam as experiências dos estudantes e professores, promovendo o esporte também como um espaço social e cultural. Além do prazer pela prática esportiva, ampliam-se oportunidades de interação, solidariedade e conhecimento", afirmou a secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador Filho.

Para o assessor especial de gestão da Prefeitura e que coordena a fase municipal dos Jogos escolares, Roque Chile, a disputa pela vaga para representar o município na fase regional dos Jogos Escolares do Estado vai ser muito equilibrada. "As escolas estão se preparando desde o início do ano para competir bem e adquirir o direito de representar o município nos Jogos Escolares do Espirito Santo", destacou Roque.

Francismar Guerrini, um dos representantes da Escola Municipal Elza Roni Scarpati, contou que os jogos têm extrema importância para os atletas. Seus alunos vão entrar na disputa do handebol feminino infantil. "Nossa diretora abraça o esporte. Ela que já foi atleta sabe a importância do esporte no processo educacional. Nossos atletas estão muito motivados. Treinamos muito e estamos preparados pra ser competitivo, temos amor ao esporte e disposição de sobra".

A competição conta ainda com o apoio das secretarias municipais de Educação, Assistência Social, Saúde e Segurança Pública.

 

Confira abaixo as escolas participantes:

EMEF Adelson Del'Santo

EMEF Caboclo Bernardo

EMEF Samuel Batista Cruz - CAIC

EMEF Cid Adalberto dos Reis

EMEF Elza Roni Scarpati

EMEF José Modeneze

EMEF Maria S. Matias

EMEF Manoel Martins

EMEFM Marília de Rezende Scarton Coutinho

EMEF Pref. Roberto Calmon

EMEF Maria da Penha Pazito Ventura

EMEF Orozimbo Leite

EMEF Zeferino B. Fiorot

EMEF Profª Efigênia Sizenando

EEEM Emir De Macedo Gomes

EEEFM Bartouvino Costa

EEEFM Profª Antonieta B. Fernandes

EEEFM Polivalente I

EMEF Regina Banhos Paixão

EEEFM José de Caldas Brito

EEEFM Profº Manoel Abreu

EEEFM Baixo Quartel

Cooperativa Educacional de Linhares

Colégio Cristo Rei

Centro de Ensino Linhares Darwin

Sistema de Ensino Projetar

Escola Centro de Ensino Ouse

CEP Educacional