Pane elétrica deixa bairros de Linhares com baixa pressão de água

Vários bairros de Linhares estão com baixa pressão no abastecimento de água desde sexta-feira (11), de acordo com informações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae). A autarquia informou que a situação foi provocada por um problema elétrico em três bombas responsáveis pelo abastecimento nos bairros da sede do Município.

O Saae destaca que as equipes já estão mobilizadas para solucionar o problema. A previsão é que as baixas pressões devam ser normalizadas até a manhã da próxima quinta-feira (16). O Saae recomenda a todos os moradores que tenham caixa d'água que mantenham o consumo consciente.

"Estamos empenhados em solucionar o problema o quanto antes, principalmente para não haver problemas com uma coloração diferente na água, porém a população precisa economizar água para não faltar", informou o diretor de Operações do Saae, Zércio Largura.

Ele reforça que, para quem ainda não tem, é imprescindível a instalação de uma caixa d'água na residência para ter uma reserva garantida por pelo menos 24 horas para evitar transtornos, conforme estabelece as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Algumas orientações para o consumo de água:

- Tome banhos rápidos e feche o chuveiro ao se ensaboar;

- Feche a torneira ao escovar os dentes e fazer a barba;

- Não lave a louça com água corrente. Passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar;

- Não use mangueira, mas balde e pano para limpar o carro;

- Evite lavar passeio (calçada);

- Reaproveite a água usada para outros fins, como lavar calçadas;

- Regule a válvula de descarga. Esse cuidado pode reduzir o consumo pela metade;

- Verifique possíveis vazamentos internos (caixa d'água, torneiras, cano estourado e etc).