Governo do Estado dá ordem de serviço para reforma da Ceasa

O governador do Estado, Renato Casagrande, deu ordem de serviço nesta segunda-feira (20) para obras de reforma da sede da Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), em Cariacica. Os serviços irão abranger a drenagem e pavimentação da área de estacionamento, a recuperação das coberturas dos espaços de exposição e venda dos produtos, bem como a construção do galpão dos carregadores. A obra terá custo total de R$ 2,1 milhões e conta com recursos federais de emenda parlamentar e R$ 819 mil de contrapartida do Estado.

As obras vão beneficiar produtores, transportadores, vendedores e consumidores dos produtos agrícolas capixabas que acessam diariamente o local. Durante a solenidade realizada na própria Ceasa, o governador destacou que o trabalho do Governo do Estado na área da agricultura é muito importante. Segundo ele, a reforma faz parte das ações de apoio ao agricultor familiar e de assistência técnica aos produtores.

“Já dei uma caminhada na pedra alta e pedra baixa, vi as necessidades da Ceasa e estou muito feliz em estar aqui. Tenho pressa para fazer as coisas. A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) tem um papel importante na infraestrutura e tem que ter um papel de assistência técnica e na pesquisa. O Incaper e o Idaf estão recebendo apoio, estamos reestruturando esses órgãos. Esse investimento é importantíssimo, pois serão essas obras que vão atingir diretamente a todos que trabalham diariamente no Ceasa”, afirmou o governador.

Casagrande citou ainda a possível futura instalação do sistema de vídeo monitoramento que vai proporcionar mais segurança para as cerca de oito mil pessoas que circulam diariamente pela Casa. “Ficamos quatro anos parados em termos de investimento no Estado e com recurso em caixa”, afirmou o governador, que agradeceu a presença da senadora Rose de Freitas, responsável pela emenda que destinou parte dos recursos para a reforma.

O secretário de Agricultura, Paulo Foletto, reforçou que a obra é o resultado da união do esforço de todos. “É uma ordem de serviço importante. O governador Casagrande valoriza o trabalho dos produtores rurais e dos funcionários da Ceasa. Serão realizados serviços que irão melhorar muito as condições no local, como drenagem, recuperação de coberturas e construção de galpão. É uma emenda importante da senadora Rose de Freitas, com a contrapartida da Seag, e que a gente celebra bastante, porque juntamos os esforços e quem ganha com isso é o cidadão”, disse.

Para o diretor-presidente da Ceasa, Carlos Roberto Rafael, a prioridade da nova gestão é fazer da Central um ambiente mais humanizado e seguro. “Essa ordem de serviço inaugura o modelo de transformação que queremos para Ceasa. Vamos conseguir atender as demandas mais urgentes dos produtores e carregadores, que será a reforma nos pavilhões e a construção de um ano galpão”, explicou.

Carlos Rafael ressaltou também que novas medidas serão tomadas para melhorar a infraestrutura da Ceasa.  “Estamos trabalhando em um novo sistema de portaria mais seguro, também avançamos em estudos para a instalação de câmeras de vídeo monitoramento. Ainda neste ano, em parceria com o Detran, será feito um sistema viário horizontal e vertical que irá organizar o trafego de veículos e pedestres no local”, listou.

Estiveram presentes na solenidade a vice-governadora Jaqueline Moraes; a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro; o presidente do Detran/ES, Givaldo Vieira; e o diretor-presidente da Cesan, Cael Linhalis.