Alunos de Domingos Martins aprendem sobre cultura pomerana

Alunos da Escola Ponto do Alto, em Domingos Martins, aprenderam um pouco mais sobre a cultura local em uma palestra na escola. Os estudantes receberam a visita de Rosânia Kalk Plaster, irmã de Celso Kalk, autor do livro "Mar Azul - Poesias de um Pomerano”. Falecido em 2004, o autor, que morava em Melgaço, valorizou a cultura pomerana, que é bem presente no município.

A palestra é uma das ações desenvolvidas em função da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro, com a temática “O lugar onde vivo”.

O objetivo da atividade foi potencializar a cultura local. A ação foi organizada de modo interdisciplinar pelos professores de Códigos e Linguagem e Suas Tecnologias com apoio da direção escolar, equipe pedagógica e demais professores da escola. “A valorização do artista do nosso município e da cultura pomerana foram os pilares do trabalho”, disse o diretor da escola Marcelo Ribett.

Rosânia Kalk Plaster exibiu o documentário “Passado Presente”, no qual Celso Kalk participou. Ela enfatizou que se sentiu muito lisonjeada e feliz em compartilhar o trabalho.

“Foi muito gratificante receber o convite para falar aos estudantes sobre o livro de poesias de meu irmão. Também pude relatar sobre a história de vida, curiosidades, sonhos e ideais dele. Expandir este conhecimento sobre a cultura e o cotidiano dos pomeranos também era algo que encantava ao Celso, por isso fico muito feliz em poder agora estar fazendo minha parte”, afirmou.

A partir do encontro, os alunos farão, agora, produções textuais com objetivo de aprimorar a leitura e escrita, bem como valorizar o lugar onde vivem. “Os estudantes ficaram encantados com a história de um jovem cuja história foi marcada por alegria, incentivo e esperança, deixando um importante legado”, destacou o diretor.