Alunos de Aracruz recebem óculos do Programa de Olho no Futuro

No dia 13 de junho a A EMEF Samoel Costa recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a ação do programa “De Olho no Futuro”, uma parceria entre a Secretaria de Educação da prefeitura de Aracruz com o Instituto Unimed Vitória, que oferece uma oportunidade de se fazer o diagnóstico precoce e descobrir eventuais problemas de visão, como dificuldade em enxergar e vistas cansadas.

Na ocasião 270 alunos de 11 escolas, incluindo Educação Infantil e Ensino Fundamental, passaram pela triagem e posteriormente pelas consultas e exames. Desses 270 alunos, 127 apresentaram algum problema e receberam, na manhã e tarde da última segunda-feira (08), os óculos gratuitos com lentes resistentes de policarbonato e com armação inoxidável. Eles foram amoldados de acordo com interesse de cada aluno, que escolheram suas cores favoritas. Cada óculos tem três meses de garantia, caso venham a apresentar algum problema.

Na companhia dos pais os alunos recebiam as orientações quanto aos óculos e os problemas de visão que cada um apresentou. Eles também foram advertidos de que sempre devem estar com os óculos, deixando-os de lado somente durante o banho e na hora de dormir. O programa de Olho no Futuro mostrou sua eficácia ao identificar problemas de visão nos alunos e fornecer os óculos com o grau adequado.

Teve aluno que apresentou 7,75 graus de miopia nos dois olhos, enquanto outro com 2,75 graus de astigmatismo no olho direito e 3,75 no olho esquerdo, o que é considerado muito elevado. O prefeito Jones Cavaglieri falou da importância para os alunos em receber essa assistência. “Esta ação é uma parceria importante porque cuida de nossas crianças desde a educação infantil ao último ano ensino fundamental, e isso tem nos trazido muitos frutos. Este é o segundo ano seguido que recebemos o programa e seus resultados são muito positivos”, ressaltou.