Taxímetros de táxis de Cariacica e Viana serão verificados este mês pelo Ipem

Os proprietários de veículo-táxi em Cariacica e Viana devem ficar atentos. Isso porque, neste mês de agosto, terá início a verificação dos taxímetros nesses municípios, conforme cronograma do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES).

O propriet√°rio dever√° agendar antecipadamente a data da verifica√ß√£o conforme per√≠odo estabelecido no artigo 1¬ļ e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da Uni√£o) para o pagamento da taxa de servi√ßo. O agendamento deve ser feito pelo site do Ipem-ES (www.ipem.es.gov.br), na categoria ‚ÄėServi√ßos Online‚Äô, aba ‚ÄėAgendamento de Servi√ßos‚Äô.

Para o munic√≠pio de Cariacica, o per√≠odo de agendamento termina na pr√≥xima segunda-feira (19). Neste dia, tamb√©m ter√£o in√≠cio as verifica√ß√Ķes dos tax√≠metros para os ve√≠culos do munic√≠pio, e o encerramento ocorre no dia 28 de agosto. J√° para os taxistas de Viana, o agendamento pode ser realizado at√© o pr√≥ximo dia 23. A verifica√ß√£o ser√° realizada nos dias 29 e 30 deste m√™s.

As verifica√ß√Ķes para os dois munic√≠pios ser√£o realizadas na Rodovia do Contorno, KM 277, no Posto Shell Serramar, ao lado do condom√≠nio Alphaville.

O reagendamento só será realizado pelo IPEM-ES se solicitado com antecedência mínima de sete dias da data agendada anteriormente. O proprietário do veículo-táxi deverá comparecer na data, horário e local previamente agendado, para que seja efetuada a verificação do taxímetro. O atendimento para verificação será realizado no horário compreendido das 9h às 11h30 e 13h às 15h.

No momento da verificação, obrigatoriamente, deverão ser apresentados os seguintes documentos, sem rasuras:

 

a) Autorização da Prefeitura;

b) Último Certificado de Verificação do Taxímetro;

c) Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV);

d) Carteira Nacional de Habilitação do Motorista (CNH);

e) Comprovante de Pagamento da GRU referente ao serviço de verificação;

 

O propriet√°rio ou respons√°vel legal do ve√≠culo-t√°xi que estiver impossibilitado de comparecer com o tax√≠metro para a verifica√ß√£o, no prazo pr√©-estabelecido, dever√° apresentar justificativa, por escrito e com a devida comprova√ß√£o, na sede do IPEM-ES, mediante protocolo de recebimento, at√© o √ļltimo dia do prazo de verifica√ß√£o. 

O propriet√°rio ou respons√°vel legal do ve√≠culo-t√°xi que n√£o comparecer com o tax√≠metro para a verifica√ß√£o e n√£o apresentar justificativa de impossibilidade de comparecimento ser√° autuado, ficando sujeito √†s penalidades previstas nos artigos 8¬ļ e 9¬ļ, da Lei n¬ļ 9933/99 de 20 de dezembro de 1999, com as recomenda√ß√Ķes do item 37, da Resolu√ß√£o CONMETRO n¬ļ 11/88. 

O tax√≠metro que, durante a verifica√ß√£o, ficar reprovado e necessitar de reparos dever√° ser submetido √† nova verifica√ß√£o ap√≥s a conclus√£o dos servi√ßos realizados por oficina autorizada, sob pena das penalidades previstas no artigo 6¬ļ dessa Instru√ß√£o de Servi√ßo. Dever√° ser retirada nova GRU e agendada nova data e hor√°rio na sede do IPEM-ES. 

O ve√≠culo-t√°xi que no exerc√≠cio corrente j√° tenha submetido o tax√≠metro √† verifica√ß√£o subsequente, estando com a marca oficial com indica√ß√£o de ‚ÄúVERIFICADO AT√Č 2020‚ÄĚ, n√£o necessita realizar nova verifica√ß√£o.

ÔĽŅ
ÔĽŅ