Saneamento básico em Vila Velha é tema de debate nesta quinta na Assembleia Legislativa

A Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras de Coleta e Tratamento de Esgoto na Grande Vitória tem encontro marcado nesta quinta-feira (05), às 17 horas, na Assembleia Legislativa do ES. Nesta sétima reunião do colegiado, presidido pelo deputado Gandini, o tema debatido será “Desafios do Saneamento Básico de Vila Velha”.

Para apresentar as informações do município, estarão presentes Romilson Maria da Cunha, coordenador de Saneamento Ambiental da Prefeitura de Vila Velha, e Reginalva Murebe, presidente da Ambiental Vila Velha, empresa contratada por meio da Parceria Pública Privada (PPP) para executar as obras de ampliação dos serviços de água e esgoto na cidade.

Também foram convidados representantes da Cesan, das prefeituras dos municípios da região metropolitana da Grande Vitória, do Governo do Estado, Ministério Público Estadual, OAB/ES e associações de moradores de Vila Velha.

O objetivo da frente é acompanhar todas as ações da companhia responsável pelo saneamento da Grande Vitória para buscar eliminar o lançamento de esgoto que ocorre diretamente no mar ou em rios, prejudicando a saúde da população, o meio ambiente e o turismo.

A frente também busca fiscalizar as prefeituras que contam com empresas próprias de saneamento para verificar o cumprimento das metas dos planos municipais de saneamento. Além disso, visa a estimular os moradores a ligarem suas residências à rede da Cesan, já que muitos na Grande Vitória já têm a rede na rua de casa, mas ainda não aderiram.

Na última reunião da frente parlamentar, do dia 29 de agosto, foram discutidos os desafios do saneamento básico em Guarapari. No próximo dia 12, será conhecida a experiência de Viana, último município da Grande Vitória a ser ouvido.