Escola de Cariacica realiza IV Feira de Experimentos de Física e Química

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) São João Batista, em Cariacica, organizou a “IV Feira de Experimentos de Física e Química”. O objetivo do evento foi aproximar os estudantes do conhecimento científico, despertando o interesse e a curiosidade pela análise de eventos experimentais.

A feira buscou ainda promover o desenvolvimento de habilidades interacionais e de comunicação oral por meio das práticas de realização de trabalho em equipe.

Segundo o professor Adriano Trabach, os assuntos e a temática dominante foram determinados dentro do que o currículo preconiza para cada série do Ensino Médio nas disciplinas de Química e Física. Os alunos do ensino fundamental puderam conhecer os trabalhos realizados para agregar seus conhecimentos.

“Uma tradição que é marcante desde a realização da primeira feira de experimentos é a condecoração dos melhores trabalhos desenvolvidos em cada disciplina por meio de certificados e premiação especial para a equipe que desenvolver o melhor trabalho”, contou Trabach.

Dentro do formato de feira de exposição, os trabalhos foram apresentados simultaneamente pelos estudantes num tempo médio de 5 a 7 minutos para dar dinamismo e permitir ampla contemplação de experimentos por parte dos visitantes. O espaço empregado para a feira foi a quadra poliesportiva da escola. “Ações como essa visam a incentivar uma cultura científica. Atraem os jovens para esse tema e os deixam interessados em conhecer e pesquisar cada vez mais”, disse o professor.

A professora Michelle Ferreira, que também foi uma das organizadoras da Feira disse que “organizar o evento traz muito trabalho, mas recompensa demais ao ver os alunos dedicados e interessados em apresentar, assistir aos colegas se apresentarem, interagir com os experimentos”, afirmou.

Como sempre ocorre desde a realização da primeira edição da feira, foi marcante a participação de estudantes do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) campus Cariacica, que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) sob a supervisão do professor Adriano Trabach. “A participação ativa dos estudantes foi determinante na realização da feira”, destacou.

Lucimar Silva dos Santos, avó de dois alunos da escola prestigiou os netos. “Gostei muito da apresentação dos alunos, foi muito especial. E é bom que a gente vai aprendendo cada dia mais com eles”, elogiou.