Não conseguiu se controlar diante da ceia de Natal e já está preocupado porque sabe que vai enfiar o pé na jaca e exagerar na bebida no ano-novo? Para não começar 2023 com o corpo inchado e brigando com a balança, a nutricionista do Hospital Linhares Medical Center (LMC), Ana Carolina Ceolin Comério, dá dicas, para ensinar quais os alimentos que devem ser priorizados para amenizar os excessos das comemorações de fim de ano.
Ela destaca que é importante, nesse momento, não ter a mentalidade extremista e querer emendar as exceções até o ano que vem. Há uma grande diferença entre realizar uma refeição pontual mais fora do habitual durante esses festejos, e outra é emendar todas elas até o ano novo. Esse comportamento deve ser evitado. São dicas de desintoxicação para recuperar o bem-estar, regular o organismo e eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde.
"Se não tivermos alguns cuidados, já entramos no ano novo com alguns quilos a mais devido ao consumo intenso de bebidas alcoólicas e comidas mais pesadas, que são ricas em gorduras e açúcares”, explica.
Para ajudar, ela dá algumas dicas valiosas:
Opte nos dias antes e após as festas por refeições mais leves;
Inclua vegetais e legumes nas principais refeições, como o almoço e jantar;
Tente adicionar sementes de linhaça, chia nas saladas ou iogurtes. São ricos em fibras e absorvem água, por isso, auxiliam a eliminar toxinas com mais eficiência;
Opte por proteínas de fácil digestão, como o frango, peixe, ovos ou até mesmo as proteínas vegetais como o tofu, lentilha, grão de bico ou ervilha;
Coma frutas que estimulem a digestão: mamão, kiwi e abacaxi;
E se movimente!
Ana Carolina explica que exercícios melhoram a circulação, funcionamento do intestino e melhora a digestão, libera hormônios do bem-estar e ajuda no funcionamento do organismo. “Vale caminhada na praia, beach tênis, corrida, nado ou academia", sugere Ana Carolina.
Segundo a nutricionista, os excessos e o consumo de bebidas alcoólicas tendem a sobrecarregar o organismo e favorecendo o acúmulo de toxinas no corpo, que podem gerar dor de cabeça e cansaço físico e mental, por isso também é importantíssimo aumentar o consumo hídrico. Alguns chás podem ajudar pois estimulam a diurese, são eles: cavalinha, hibisco, chá verde, boldo e alcachofra.
"Durante as festas, na hora de beliscar, dê preferência às oleaginosas (como pistache, nozes e amêndoas) e às frutas (como morango, maçã, kiwi, uva, ameixas, açaí, cereja, romã e manga), e sempre que possível, associar seu consumo com alguma fonte proteica, como queijo, iogurte, por exemplo, para auxiliar na saciedade.
“Outra dica é intercalar dois copos de água ou água de coco a cada taça de espumante, vinho ou outra bebida alcoólica, porque isso ajuda a evitar a desidratação e, consequentemente, vai amenizar a ressaca, que é causada pela desidratação do corpo e sobrecarga do fígado", ensina a nutricionista.
Ah! Mais um detalhe: se possível, evite a todo custo os alimentos industrializados e embutidos, como o presunto ou salsinha, por exemplo. Excesso de alimentos refinados, ricos com sódio e gordura hidrogenada, fazem você reter mais líquido.
No dia seguinte, Ana Carolina dá dicas para curar a ressaca, que tem a ver com a quantidade de álcool ingerida e a desidratação. Confira:
Esteja bem hidratado antes de começar a beber e intercale o álcool com copos de água;
Não deixe de comer para ingerir álcool;
Priorize refeições mais completas ao invés de pequenos lanches ou beliscadas ao longo do dia.
"Assim que acordar, faça shots matinais, eles estimulam o nosso sistema digestivo, além de possuir efeito antioxidante e anti-inflamatório, melhorando a retenção de líquido e inflamação”, destaca.
Exemplo de shot: 1 limão, 15 gotas de própolis, 1 colher de sopa de vinagre de maçã, 1 colher de sobremesa de espirulina, clorella e gengibre, explica.
A nutricionista complementa que, ao contrário da crença popular, a melhor cura para a ressaca não é começar a beber de novo. "Não emende dois dias de bebida alcoólica, o corpo precisa desintoxicar no dia seguinte e, se houver nova ingestão de álcool, o processo de eliminação das toxinas ficará comprometido, aumentando o inchaço, dor de cabeça e sonolência", afirma ela.
E ainda sugere: "Beba bastante água”.
É fácil você descuidar da água nessas épocas festivas ou ao final de semana, então, cuidado! Capriche na hidratação! Multiplique seu peso por 0,35 ml, o resultado é o mínimo de água que você deverá beber no dia (exemplo: 70x35ml=2450ml). A água é fundamental para melhorar o funcionamento intestinal, controlar a fome e reduzir a retenção de líquidos.
Uma dica para auxiliar na maior ingestão hídrica é apostar no consumo de chás ou águas aromatizadas. “Uma ótima pedida para refrescar nesse verão são as águas aromatizada com frutas digestivas e ricas em antioxidantes”, pontua a nutricionista.
Receita de água aromatizada:
Receita: em uma jarra de água (ou até mesmo água de coco ou água com gás) adicione gelo e escolha de 2 a 4 alimentos, entre ervas, frutas e especiarias. Pode ser usado uma a duas rodelas de abacaxi (ou 5 morangos ou ½ romã ou ½ xícara de uvas verdes sem sementes ou 1 laranja ou 1 limão) e adicione uma erva (um punhado de hortelã, ou 1 rama de canela ou 2 ramos de alecrim ou ramos de manjericão ou 40 gramas de gengibre).
Mín. 24° Máx. 27°