Integrantes de uma organização criminosa interestadual especializada em aplicar golpes de promessa de cura espiritual “por meio da fé” foram presos em Aracruz, na Região Norte do Espírito Santo, no dia 16 deste mês. Os três detidos foram identificados como David Santa Ana Sobrinho, de 58 anos, Adilson Pratas Ferreira, de 55 anos, e Jose Carlos da Silva Barista, de 59 anos.
A Polícia Civil disse que o grupo se aproveitava da esperança das vítimas para praticarem o roubo, utilizando, inclusive, imagens de santa, “sangue” falso e falando em maldições. As investigações revelaram que eles conseguiram aplicar o golpe, pelo menos, 16 vezes no Estado, só neste ano.
A PC disse ainda que todos os detidos são do Rio de Janeiro, mas que, além do Espírito Santo, já cometeram o mesmo crime na cidade de origem, na Bahia e em Minas Gerais.
As investigações tiveram início no dia 31 de maio deste ano, quando os suspeitos foram até João Neiva, onde agiram contra uma senhora – que teve um prejuízo de R$ 2,1 mil. Dias depois, os indivíduos foram identificados com a ajuda de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O golpe
Os criminosos, durante o golpe, diziam que o patrimônio da vítima estava amaldiçoado, por isso a vítima precisava sacar todo o dinheiro que tinha e levar para ele fazer uma oração. No momento em que aconteceria a oração, todo o dinheiro era colocado dentro de um envelope.
Após o procedimento de “benção” o criminoso trocava os envelopes sem a vítima perceber e entregava um cheio de canhotos de loteria. Por fim ele dizia ainda que a pessoa deveria abrir o envelope somente no dia seguinte, em casa, para a oração fazer efeito.
Mín. 24° Máx. 27°