No dia 07 de julho é comemorado o dia do chocolate, você sabia? E você deve estar se perguntado o que chocolate tem haver com sexualidade?
Já existia uma associação entre o fruto do cacau e o sexo para o povo asteca. Era um hábito os casais passarem polpa de cacau nos corpos uns dos outros e depois se mordiscarem.
Começava então, a ligação do chocolate ao sexo, que acontece até os dias de hoje, como podemos observar pela quantidade de produtos sensuais (calcinhas, pênis comestíveis, gel com sabor) nos sex shops e o aumento das vendas nas lojas de chocolate próximo ao Dia dos Namorados.
Mas existe alguma comprovação científica para essa associação? Na relação sexual são liberados os hormônios do prazer: serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina. Vamos a eles:
Serotonina – é o hormônio que proporciona sensação de satisfação;
Endorfina – atua no nosso corpo como um analgésico natural, sensação de bem estar e alívio de dores e tensões;
Dopamina – principal hormônio moderador de prazer – sistema de recompensa;
Ocitocina – conhecido como a substância do amor, ativado com vínculo afetivo, abraço, contato.
E porque gostamos tanto de comer o tal do chocolate? Em nosso dia-a-dia comemos chocolate para aliviar o estresse, pois somos tomados por uma sensação de bem estar ao fazê-lo.
Na composição do chocolate, há um aminoácido, o triptofano, que atua no neurotransmissor serotonina, que controla o sono, o apetite e o humor. Além disso, também libera outro neurotransmissor importante: a dopamina, que atua na recompensa.
Então podemos concluir que tanto o sexo quanto o chocolate trazem sensação de bem estar. Mas será que o chocolate aumenta o desejo? Tem efeito afrodisíaco?
Não há comprovação científica para este fato, mas considerando que o chocolate pode melhorar o clima num jantar a dois, e considerado um presente para a pessoa amada, com certeza ele ajuda nesta ocasião romântica.
E se puder juntar os 2: sexo e chocolate! Hummmmmm. Mas vale lembrar que não se deve usar nenhum tipo de produto com açúcar nas regiões íntimas, então vale degustar, mas não se empolgar kkkk. Mas não fique triste o mercado sensual tem inúmeros produtos com sabor de chocolate, sem açúcar, testados e aprovados para ser usada na intimidade.
Juliana Graça, consultora em saúde e educação sexual, sexóloga e pós-graduada em terapia sexual na saúde e na educação
Tem alguma dúvida, ou sugestões de tema para a nossa coluna, me mande um direct @julianangraca.
Instagram: www.instagram.com/julianangraca
Mín. 21° Máx. 24°