No perfil do Instagram do Jornal o Globo foi publicado neste mês de Julho de 2023, um post com o seguinte título: “Dieta do Sexo: famosas aderem a sexo intenso de 5 horas para perder cerca de 8 mil calorias”.
O texto relata que atrizes internacionais famosas estão adotando a “dieta do sexo” para emagrecer ao invés de ir à academia. A ideia é realizar sexo intenso por horas consecutivas ao menos três vezes por semana.
"O sexo deve ser considerado como mais um exercício, dependendo do estado físico variará em intensidade e duração e queimará mais ou menos calorias. Para quem não gosta muito de academia ou caminhada, o sexo tem os mesmos benefícios, além de liberar substâncias cerebrais que promovem a sensação de bem-estar, tranquilidade e alegria. Melhora a qualidade do sono, a imunidade e promove a liberação de antioxidantes, além dos benefícios que traz nas relações de casal", explica a urologista e especialista em medicina sexual, Pilar Ceballos.
E você? Qual a sua opinião? E sua "atividade física", está em dia?
Opiniões a parte, como sexóloga, faço a seguinte reflexão; Devemos lembrar que o sexo está sendo visto somente como uma atividade mecânica, como um exercício físico para perda de peso. Mas é uma “atividade física” realizada a 2, temos que pensar como a parceria vai receber essa opção.
Pode ser sim uma atividade para emagrecer, mas também muito prazerosa, que vai gerar mais conexão pro casal, caso os 2 estejam com desejo, se os 2 estiverem de corpo e pensamento na "hora H". Resumindo não é uma atividade individual!
Que o sexo faz bem a saúde não podemos negar: alivia o stress, aumenta a endorfina no organismo, pode ser um analgésico para dores, melhora a autoestima, proporciona prazer (pelo menos as 2 pessoas envolvidas deveriam ter prazer), melhora o sistema cardiovascular, melhora a disposição, melhora o humor e o sono, entre outros benefícios.
Se você e sua parceria estiverem afim, não vejo mal algum a seguir essa “dieta”, só não pode parar depois que atingir a meta de perda de peso.
Permitam-se vivenciar o sexo de forma prazerosa e sempre que tiverem vontade, Com ou sem dieta!
Juliana Graça, consultora em saúde e educação sexual, sexóloga e pós-graduada em terapia sexual na saúde e na educação
Tem alguma dúvida, ou sugestões de tema para a nossa coluna, me mande um direct @julianangraca.
Instagram: www.instagram.com/julianangraca
Mín. 21° Máx. 24°