O manguezal da orla da região de Maria Ortiz, em Vitória, será palco de um grande movimento de limpeza, na próxima segunda-feira (27), a partir das 8 horas. Haverá ação de mobilização da comunidade local e dos catadores de caranguejo, abordagens educativas e sensibilização da população sobre a importância de cuidar e preservar esse ecossistema que faz parte da cultura da cidade. O local de encontro para as ações será o ponto final de ônibus do bairro.
A ação também tem como objetivo reforçar a campanha de divulgação do período de defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), que vai até o dia 30 de novembro, para machos e fêmeas, e até 31 de dezembro para fêmeas, quando ficam proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização da espécie nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
"Nesse sentido, a participação e a parceria dos catadores de caranguejos nesta ação, e em outras que irão ocorrer, é muito importante. Com a nova legislação do município, que desburocratizou o pagamento do benefício durantes os períodos de defeso, os catadores são parceiros essenciais e fundamentais na promoção das ações e atividades de educação ambiental, que visam preservar e cuidar dos manguezais de Vitória", apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
Ação de limpeza
As ações de limpeza no manguezal serão realizadas pelos catadores de caranguejo e da equipe da Central de Serviços da Prefeitura. A equipe técnica da Gerência de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além da limpeza, realizará abordagens educativas junto à população local, comércios e residências.
Já as ações de limpeza a serem empreendidas nas áreas mais internas do manguezal serão conduzidas por um grupo de catadores de caranguejo, com o auxílio da equipe da Central de Serviços, além das ações embarcadas com os agentes de Fiscalização da Semmam e do Salvamar.
Parceria com grupos sociais
A ação "Manguezal de Vitória, Conhecer para Preservar" é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com grupos sociais, como catadores de caranguejo e entidades organizadas, VPorts, além da equipe embarcada do programa Salvamar e dos coletores de Resíduos da Secretaria de Serviços.
A iniciativa contará também com apoio dos servidores da Semmam que atuam na Gerência de Pesquisa e Monitoramento de Ecossistemas, na Educação Ambiental e nas operações embarcadas da Fiscalização Ambiental, visando atividades tanto na borda do mangue quanto nas áreas mais internas do manguezal.
Período de defeso
O defeso é o período de crescimento do caranguejo, que passa por um processo de muda (troca de carapaça), quando ele se recolhe à sua toca, rompe a carapaça e fica "entocado", para que uma nova carapaça maior se forme e enrijeça. O defeso serve para proteger a espécie durante esse período, época em que fica vulnerável à captura. Nesse tempo de muda ele é chamado "caranguejo de leite", devido ao seu aspecto mole e leitoso, até sua carapaça adquirir rigidez.
Mín. 22° Máx. 27°