Um foragido da Justiça do Ceará foi preso pela Guarda Civil Municipal de Vitória quando tentava ir embora do Espírito Santo. O criminoso, de 54 anos, foi detido na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, na Enseada do Suá, na Capital, quando seguia para a Rodoviária de Vitória. Ele também responde a crimes em Minas Gerais e no Pará.
Com a ajuda da Central de Monitoramento e da Gerência de Inteligência, uma equipe do patrulhamento conseguiu chegar ao carro onde estava o indivíduo, já de pronto das informações e do mandado de prisão em aberto. A prisão aconteceu na última semana e o suspeito chegou a apresentar documento falso para escapar da Guarda de Vitória.
“Durante a abordagem, solicitamos o documento de identificação. Ele estava na direção de um veículo, portanto, entregou a carteira de habilitação. Neste momento, ao retirarmos o documento de dentro do plástico de proteção, encontramos a outra habilitação. Nela, o nome era o mesmo do mandado de prisão”, pontuou Katiúscia Avancini, do Grupamento de Apoio Operacional (Gaop).
O mandado de prisão foi expedido pela 3ª Vara de Execuções Penais de Fortaleza, em abril de 2023. A prisão é definitiva já que o criminoso foi condenado pelo crime de tráfico internacional. Em 2008, o acusado foi preso pela Polícia Federal tentado sair do Brasil com 3,2 quilos de cocaína escondidos em hastes de berimbaus. A prisão aconteceu no aeroporto de Fortaleza, antes do suspeito embarcar no voo para a França.
Os guardas realizaram revista ao veículo abordado e nada de ilícito foi encontrado. Na caçamba, havia apenas caixas com roupas e pertences pessoais foram encontrados. “Ele não ofereceu resistência e chegou a contar que ia para a Rodoviária para sair de ônibus do Estado, mas não precisou o motivo”, completou a guarda.
Além da condenação por tráfico internacional, o detido é investigado em outros dois estados. Em Minas Gerais, pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsificação de documento público, e no Pará, pelo crime de estelionato.
O suspeito foi encaminhado para o Departamento Especializado de Narcóticos (Denar) da Polícia Civil.
Mín. 15° Máx. 24°