A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência Interestadual e de Captura (Supic), prendeu, nesta segunda-feira (22), Sara Reis dos Santos, de 31 anos.Contra ela havia um mandado de prisão preventiva pela morte do bebê Bernardo Ribeiro Pereira, ocorrida em setembro de 2023. O episódio aconteceu em uma creche clandestina no bairro Serra Dourada II, no município de Serra. A criança dormia e acabou se engasgando com um lanche.
Ela foi indiciada por homicídio qualificado por dolo eventual no âmbito do inquérito policial presidido pelo 10ª Distrito Policial da Serra que apurou a morte de um bebê, ocorrida em setembro de 2023, em uma creche clandestina no bairro Serra Dourada II, no município de Serra, e era considerada foragida.
A prisão ocorreu no bairro Parque Residencial Laranjeiras, também na Serra.
Com base no inquérito policial, ficou constatado que a creche funcionava de forma irregular e o socorro à criança foi feito de forma inadequada. “De acordo com os laudos, a criança morreu asfixiada. A creche não tinha nenhum tipo de autorização para funcionar. Também constatamos que o socorro à criança não ocorreu da forma adequada”, destacou o delegado Josafá Silva, titular do 10º Distrito Policial da Serra.
Entenda o caso
Bernardo Ribeiro, de 1 ano e 10 meses, morreu após se engasgar com o próprio vômito em uma creche irregular localizada em Serra Dourada II, na Serra, em setembro de 2023.
De acordo com informações do boletim de ocorrência, o bebê estava dormindo em uma creche sem autorização para funcionamento, quando a proprietária percebeu que ele estava inconsciente.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, no entanto, ao chegar no local, os socorristas constataram que Bernardo já estava sem vida.
A causa da morte foi atestada pelo Departamento Médico Legal (DML) como asfixia por broncoaspiração, quando líquidos como vômito ou saliva entram no pulmão.
Dona da creche
À época, a dona da creche disse à impresa que cuidava de crianças na própria casa, identificada por ela como espaço infantil. Ela contou que havia colocado as crianças mais novas para dormir, como de costume, incluindo Bernardo.
Enquanto os mais novos dormiam, as crianças maiores tomavam banho, seguindo a rotina. Por volta das 15h30, Sera teria voltado para acordar os bebês, quando percebeu que Bernardo, que havia dormido de barriga e cabeça viradas para baixo e não acordava.
Ao se aproximar do bebê, a dona da creche contou ter visto que ele havia vomitado. Ela gritou e pediu ajuda aos vizinhos, que acionaram os socorristas. Antes do socorro chegar ao local, a proprietária relatou ainda ter ficado em ligação com um médico, que a orientava enquanto ela tentava reanimar o bebê. Segundo Sara, Bernardo chegou a reagir e soltar vômito.
Logo em seguida, a mãe do bebê chegou ao local em desespero e, conforme a cuidadora afirmou, pegou Bernardo no colo e saiu da creche.
Mín. 19° Máx. 26°