O atual prefeito de Linhares, Bruno Marianelli (Republicanos), lidera a corrida eleitoral da cidade em todos os cenários. É o que aponta a pesquisa Enquet encomendada pelo portal ES Hoje.
Na amostragem espontânea, recorte em que os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, Marianelli está à frente com 21.2% das intenções de voto. Na segunda colocação aparece o deputado estadual Lucas Scaramussa, com 15.9%, seguido por Maurinho Rossoni (2%) e José Carlos Elias (2%).
Elias, apesar de ser lembrado pela população, está impedido pela Justiça de disputar a eleição municipal. Na espontânea, eleitores e moradores se lembram também dos nomes do ex-prefeito Guerino Zanon (1,8%) e do governador Renato Casagrande (0,5%). Os dois não são candidatos este ano. Ainda na espontânea, 56.2% dos entrevistados não sabem em quem votar ou não opinaram.
Já no cenário estimulado medido pela pesquisa, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao público, Bruno Marianelli está à frente com 34.2% da preferência. Na retaguarda, aparecem Scaramussa (33.8%), Maurinho Rossoni (6.7%) e Galego (1.3%).
Além disso, 3.4% disseram votar em branco, 3.3% nulo e 17.3% dos não sabem ainda em quem votar ou não opinaram.
Por fim, quando interrogados sobre os candidatos que não votariam de maneira nenhuma, os eleitores demonstraram maior rejeição por Galego, com 17.5% de negativa. Maurinho Rossoni (7.5%), Bruno Marianelli (7.5%) e Lucas Scaramussa (4.6%) aparecem na sequência.
Metodologia
Para chegar aos resultados, a Enquet realizou mil entrevistas, entre 19 e 21 de agosto de 2024. Foram ouvidos moradores e eleitores de Linhares, com idade igual ou superior a 16 anos. A margem de erro é de 3,1% e o coeficiente de confiança atinge 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número ES – 01545/2024.
As entrevistas foram realizadas em pontos de fluxo domiciliar de 49 bairros de Linhares, utilizando smartphones em um sistema que permite em tempo real a localização dos entrevistadores em campo e a escuta das entrevistas, permitindo maior controle e fiscalização da coleta.
Mín. 22° Máx. 27°