A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat), do Departamento Especializado em Investigações Criminais (Deic), do Departamento Especializado de Homicídio e Proteção à Pessoa (DEHPP) e, da Subsecretaria de Inteligência (Sei) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), deflagrou, na madrugada desta sexta-feira (25), a Operação 'Viper' nos municípios de Vitória, Cariacica e Serra.
O objetivo da operação é combater o tráfico de entorpecentes e prender indivíduos envolvidos na organização criminosa Primeiro Comando de Vitória (PCV), que atuam no Morro da Garrafa, em Vitória.
A ação conta com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), e do helicóptero Harpia, do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), da Casa Militar, para auxiliar nas buscas.
Ao todo, foram empenhados 60 policiais civis para cumprimento de 11 mandados de prisão e 22 mandados de busca e apreensão. Em Vitória, foram realizadas diligências nos bairros Bonfim, Romão, Itararé e Vila Rubim.
Ao todo foram detidos dois homens, de 32 e 22 anos, e uma mulher de 22 anos, todos em cumprimento de mandados de prisão temporária por organização criminosa e tráfico de drogas. Um homem de 21 anos foi detido em flagrante por tráfico de drogas, com ele sendo apreendidos três pedaços de maconha (aproximadamente 1,6 kg), uma unidade de haxixe (aproximadamente 40 g) e uma balança de precisão. Todos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Viana (CTV).
Além disso, um adolescente de 16 anos foi apreendido em flagrante por ato infracional análogo a tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo de calibre restrito. Com ele, a polícia encontrou um fuzil calibre 5.56 mm, 46 munições do mesmo calibre, dois carregadores, 493 pinos e 27 papelotes de cocaína, 16 palitos de maconha, aproximadamente 155 g de cocaína, uma balança de precisão, dois rádios comunicadores, um veículo Ford Ka, três máquinas de cartão de crédito e cadernos com anotações sobre o tráfico. Ele assinou um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (Boc) e, após um familiar assumir o compromisso de apresentá-lo ao Ministério Público quando solicitado, foi reintegrado à família.
Operação “Viper” - o nome da operação homenageia Pit Passarell, o icônico músico e fundador da banda de heavy metal Viper, que faleceu recentemente. A operação tem como objetivo combater crimes relacionados ao tráfico de drogas, inspirando-se na determinação e energia que marcavam a carreira de Passarell.
Mín. 20° Máx. 25°