As atividades escolares estão retornando na Capital capixaba e junto o vai e vem de vans escolares pelas ruas da cidade. Como todo cuidado é pouco quando se trata de segurança no trânsito, a Guarda Civil Municipal de Vitória dá algumas dicas sobre como escolher o transporte ideal.
“Primeiramente, é necessário que os pais ou responsáveis observem alguns pontos sobre o veículo a ser escolhido. A van ou ônibus deve possuir faixas horizontais identificando como ESCOLAR. As placas devem ter coloração vermelha e a licença para transporte e IPVA devem estar em dia”, destaca Charles De Marchi, coordenador do Grupo Tático Operacional (GTO) da Guarda de Vitória.
Já sobre os motoristas, algumas informações devem ser colhidas. São elas: o motorista deve ter mais de 21 anos de idade, habilitação categoria D e ter o curso específico para transporte de passageiros realizado junto ao Detran.
As observações, no entanto, não devem parar por aí. “Os pais também devem verificar se o veículo possui um acompanhante, que é indispensável para transporte de crianças menores de 9 anos. O acompanhante deve ser maior de 18 anos”, destaca o coordenador.
Seguir essas dicas é imprescindível para garantir uma maior segurança para os alunos. “Além disso, vale atentar para a conservação do veículo, buscar indicações de outras pessoas que já usam e observar se tem cinto de segurança para todos. Pode parecer pouco, mas um detalhe pode ser determinante para o bem-estar das crianças e adolescentes”, explicou Charles de Marchi.
Blitze
Durante o período letivo de 2024, o Grupamento Tático Operacional (GTO) da Guarda de Vitória realizou 25 blitze com foco em transportes escolares. Durante as fiscalizações, são observados alguns pontos principais, como documentação do motorista, documentação e características do veículo, presença ou não de acompanhante e diversos outros aspectos para garantir a segurança de todos.
“A Guarda de Vitória demanda a atenção para essa fiscalização em prol da segurança viária e auxiliando que somente os condutores preparados possam atuar neste serviço. Pedimos aos pais e demais integrantes da comunidade escolar que também ajude nesta fiscalização, seja ligando para o 190 quando flagrado ou para denunciar pelo telefone 156”, completou o coordenador do GTO.
Ação em escolas
Além da fiscalização realizada a transportes escolares, a Guarda de Vitória também possui outras ações para garantir a segurança tanto no ambiente escolar quanto no acesso até a unidade de ensino. Em 2024, foram 2902 operações-escola em portas de escolas na Capital.
As ações são pulverizadas em toda a cidade, garantindo segurança na entrada e saída dos estudantes. No local, uma equipe de guardas fica presente e, além de garantir a segurança, presta apoio a qualquer cidadão que solicitar, realizando também orientações sobre trânsito
Mín. 24° Máx. 27°