A Comissão de Infraestutura (Coinfra) da Assembleia Legislativa (Ales) realizou uma visita técnica às obras de construção do Hospital Estadual Geral de Cariacica, na manhã da última segunda-feira (16). O presidente da comissão, deputado Alexandre Xambinho (Podemos), realizou a visita acompanhado de engenheiros responsáveis pela edificação e representantes do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).
A nova unidade hospitalar fica no bairro Campo Belo, às margens da Rodovia Leste-Oeste. O hospital terá 408 leitos e quase 40 mil metros quadrados distribuídos em seis blocos.
“A obra tem nove andares. Nos dois últimos a gente tem uma enfermaria. Descendo você vai ter a UTI, que é no quinto e sexto. No quarto pavimento, um apoio técnico, então vão ficar as diretorias e também uma área de convívio social. No terceiro pavimento você vai ter a UTI Neonatal e a internação pediátrica, que vão dar apoio à maternidade, que está no segundo pavimento, com duas salas de parto. No térreo teremos mais cinco salas de cirurgias e vai ter a ala vermelha, a amarela, pronto-socorro e uma sala de exames de imagem”, detalhou Anderson Francisco, engenheiro civil responsável pela obra.
De acordo com o deputado Alexandre Xambinho, a Comissão de Infraestrutura está acompanhando de perto as obras do Hospital Geral de Cariacica para que não aconteçam mais atrasos no cronograma de entrega. Segundo o DER, a previsão é para que o hospital seja inaugurado no segundo semestre de 2026.
“Essa obra teve um problema no início, com a primeira empresa que iniciou tocando a obra e depois entregou esse contrato ao DRE. Agora nós temos uma segunda empresa tocando. Em relação ao prazo de entrega, essa data alterou. A gente tinha uma previsão para entregar em abril de 2026, mas, por causa de alguns problemas que ocorreram, agora tem uma nova previsão de entrega, para que seja para o final do ano de 2026”, explicou o deputado Xambinho.
Hospital Geral de Cariacica
Os equipamentos hospitalares somarão R$ 35 milhões em investimentos. A previsão é que mais de 8 mil atendimentos sejam realizados todo mês no pronto-socorro e 120 mil nas UTI Adulto e UTI Neonatal (UTIN), maternidade e clínicas médicas e cirúrgicas.
Mín. 16° Máx. 30°