O turismo rural, atividade com grande potencial em nosso país, será tema de debate na Câmara dos Deputados. As Comissões de Turismo (CTur) e de Agricultura (CAPADR) realizam em conjunto nesta quarta-feira (18), uma audiência pública para discutir formas de aprimorar o Turismo Rural no Brasil.
Membro das duas comissões e Vice-Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o Deputado Federal Evair de Melo (PP-ES) faz uma reflexão sobre o papel social do turismo e da agricultura para o Brasil e também quanto ao papel da política para o crescimento do setor agroturístico.
“O nosso potencial turístico é, talvez, o grande legado que o país tem. Nenhuma nação tem um povo tão multicultural quanto o Brasil. Ao mesmo tempo, a principal base da economia brasileira atualmente é a nossa agricultura. Se a agricultura é protagonista e tem todo esse poder de impulsionar a economia brasileira, tenho a certeza de que o nosso agroturismo tem um grande potencial para ser um dos principais pilares do turismo brasileiro e potencializá-lo, enquanto agentes políticos que somos, é a nossa meta”, declarou Evair.
O parlamentar é autor do Projeto de Lei 1711/2015, que declara oficialmente Venda Nova do Imigrante como a Capital Nacional do Agroturismo. Evair também apresentou um requerimento, aprovado pela Comissão do Turismo (CTUR), que criou a Subcomissão Permanente do Agroturismo e Turismo Rural.
Estão convidados para a audiência pública os ministros da Agricultura e do Turismo, Tereza Cristina e Marcelo Álvaro Antônio, respectivamente, o professor do Instituto Federal de Santa Catarina, Luiz Otávio Cabral, o representante do Sindicato de Turismo Rural e Ecológico do Distrito Federal, Fragmar Diniz Leite, a representante do Instituto Brasil Rural, Andreia Roque, e a proprietária do Hotel Fazenda Raizama, Sandra Regina de Carvalho.
Ruraltur
Em 2019, o agroturismo do Espírito Santo chamará a atenção de todo o país. Pela primeira vez, a principal feira de turismo rural do Brasil será realizada fora da Região Nordeste. A Ruraltur chegará a sua 15ª edição e acontecerá de 20 a 22 de novembro de 2019, em Venda Nova do Imigrante, sendo uma grande chance para que o agroturismo local possa se expandir.
“Trazer um evento do porte da Ruraltur é dar o reconhecimento por tudo de bom que o setor tem feito no estado. Estamos abrindo um excelente espaço para crescimento de negócios, parcerias e trocas de conhecimentos”, afirma Evair de Melo
Para o vereador e ex-secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Venda Nova do Imigrante, Marco Grillo, a expectativa para o evento é “consolidar o Espírito Santo como referência nacional em destinos rurais e socializar conhecimentos e legislações sobre o agroturismo com outros centros importantes para que possamos aperfeiçoar o nosso potencial”.
Agroturismo no ES
O Espírito Santo foi um dos primeiros estados a desenvolver o turismo rural no Brasil, sendo uma das áreas mais fortes do agro capixaba. Começou com foco inicial na Região Serrana e se expandindo até para a Grande Vitória e atualmente temos 31 circuitos de agroturismo.
O Espírito Santo tem um grande potencial na gastronomia, onde temos cafés, vinhos, queijos artesanais e o famoso Socol, que já possui sua Indicação Geográfica. Além disso, cada vez mais cresce a demanda de turistas que não só querem degustar essas comidas, mas também conhecer o processo de produção das iguarias nas agroindústrias e vinícolas espalhadas pelo estado.
Além da gastronomia, o artesanato capixaba nas rotas do agroturismo chamam a atenção dos turistas, que circulam pelo estado buscando produtos como cestas, peças feitas com madeira, mármore ou granito para inovarem as decorações de suas casas ou locais de trabalho.
Sensação
Vento
Umidade