Secretaria de Estado de Turismo
Premiação

Esquete teatral de alunos de Linhares é premiado pelo Ministério Público do Trabalho

O projeto foi aplicado em escolas de ensino fundamental de municípios capixabas para despertar a conscientização dos males causados pela exploração do trabalho infantil.

29/11/2019 13h55
Por: Redação ES 24 HORAS

Alunos da Emef José Modeneze conquistaram o terceiro lugar no “Prêmio MPT na Escola", promovido pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo, na categoria esquete teatral “Criança e o trabalho doméstico”. A premiação aconteceu na última quinta-feira (28), em Vitória. O projeto foi aplicado em escolas de ensino fundamental de municípios do Espírito Santo para despertar a conscientização dos estudantes, comunidade escolar e sociedade sobre a erradicação e males causados pela exploração do trabalho infantil.

Os alunos que fizeram a esquete teatral premiada foram Geizilene Dos Santos Lopes, Iza Fabyhan Ferreira Neves e Wanderson Franco Avarinto, sob orientação da professora Christina Vetoraci Viana Costa. Eles receberam como prêmio um phone de ouvido, mochila, medalha e materiais didáticos.

A aluna Geizilene Dos Santos Lopes, 14 anos, do 8º ano, disse que os alunos, professora e escola, ficaram muito felizes com o resultado. “Montar a esquete foi muito desafiador. Foram muitas cenas e muitas escolas do estado competindo com a gente. Nos empenhamos e aprendemos muito sobre o trabalho infantil e que não devemos trabalhar na infância e sim estudar para termos um futuro melhor. Estamos muito felizes com o resultado”, falou.

Também concorreram ao “Prêmio MPT na Escola” o desenho do aluno Jadeilson Pereira Soares, da Emef Efigênia Sizenando, com orientação da professora Natalia Sarcinelli Boone; e a poesia do aluno Jhonnatas Thierri da Silva, da Emef Professora Urbana Penha Costa, orientado pelo professor Thiago Rigoti.

A coordenadora municipal do Centro de Formação, Andréia de Carli Giacomin, que acompanhou os alunos, disse que cinco escolas de ensino fundamental participaram do projeto, e a Secretaria de Educação selecionou os três trabalhos que representaram o município na premiação regional. Além de Linhares, participaram do Prêmio MPT na Escola" os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Fundão, Viana e Guarapari.

“Fico muito feliz em saber dos frutos que o município também vem colhendo por meio do empenho dos nossos alunos, professores, da escola como um todo. A participação nesse projeto foi muito importante para promover debates relacionados aos direitos do adolescente e, principalmente, dos males causados pelo trabalho precoce. Parabéns a todos os envolvidos e que outros projetos sejam abraçados”, disse a secretária Municipal de Educação de Linhares, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

 

Projeto nas escolas de Linhares

A coordenadora municipal do Centro de Formação, Andréia de Carli Giacomin, que acompanhou os alunos, disse que as cinco escolas de ensino fundamental participaram do projeto, e a Secretaria de Educação selecionou os três trabalhos que representaram o município na premiação regional. Além de Linhares, participaram do Prêmio MPT na Escola" os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Fundão, Viana e Guarapari.

O projeto teve por objetivo intensificar o processo de conscientização da sociedade visando à erradicação do trabalho infantil; romper as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes; fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos, com vistas à ampliação, quantitativa e qualitativa, das políticas públicas de atendimento a esse segmento; e debater temas de interesse coletivo em sala de aula.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Linhares - ES Notícias de Linhares - ES
Vitória - ES
Atualizado às 02h17
26°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 22°
28°

Sensação

15 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias