Secretaria de Estado de Turismo
Energia Limpa

Investimento em energia solar é opção para o setor o hoteleiro com apoio do Bandes

Com o sistema fotovoltaico, o empresariado pode estimular a preservação ambiental a partir de fontes renováveis de energia

29/11/2019 14h21
Por: Redação ES 24 HORAS

No setor hoteleiro, a conta de energia é um dos principais custos fixos do negócio, em especial na alta temporada, em que há muitos hóspedes e o consumo é elevado. Para ampliar o acesso do meio empresarial a recursos destinados ao investimento em energia solar fotovoltaica e na modernização dos empreendimentos, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH ES) discutem alternativas para que negócios ligados à hotelaria ganhem maior competitividade no mercado.

A construção de uma parceria estruturante entre as duas instituições é tema de pauta estratégica para o fortalecimento do setor. O primeiro encontro para o desenvolvimento de uma agenda conjunta entre os representantes do Bandes e ABIH ES aconteceu este mês. O encontro teve o objetivo de apresentar o novo modelo de atuação comercial do banco, reforçando o apoio a projetos de investimentos para empresas do setor de turismo.

Representando o Bandes, o diretor de Negócios do banco, Luiz Fernando de Mello Leitão; o gerente Comercial e de Relacionamento, Miguel Porcaro; e a gerente de Negócios, Adriana Pessotti apresentaram ao presidente da ABIH ES, Gustavo Guimarães, as novas condições das linhas de crédito do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), do Ministério do Turismo, que tem o Bandes como repassador exclusivo no Estado.

Um dos pontos destacados pelo Bandes a respeito do Fungetur é a ampliação dos recursos do programa. Agora, os empresários terão à disposição também uma linha de capital de giro própria e a possibilidade de financiamento associado aos projetos de investimentos e aquisição de bens.

Para contratação do financiamento junto ao Bandes, o empresário deve aderir ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur). O Fungetur consiste em um mecanismo de crédito essencial ao fomento do turismo como negócio e estratégia para o desenvolvimento social e econômico – geração de emprego e renda, inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

Investimento em energia solar Um dos principais temas abordados no encontro entre Bandes e ABIH ES é a construção de uma parceria entre as duas instituições para fomentar o acesso do setor turístico em recursos destinados a adquirir mecanismos mais econômicos e ambientalmente responsáveis para geração de energia solar. As linhas de crédito do Bandes possibilitam ao meio empresarial acessar recursos para aquisição de modelos de equipamentos para mini ou microgeração de energia através de placas fotovoltaicas ou outras fontes renováveis.

Com a contratação do investimento com o Bandes, os empresários podem reduzir custos e buscar alternativas sustentáveis para o desenvolvimento econômico. Com o sistema fotovoltaico, o empresariado pode estimular a preservação ambiental a partir de fontes renováveis de energia e garantir uma redução significativa nos gastos com eletricidade, já que a energia elétrica é considerada como uma das maiores despesas destes empreendimentos.

São financiamentos à captação de energia solar, pequenas hidroelétricas e energia proveniente de gás natural, além de outras formas de reaproveitamento energético e boas práticas ambientais como parte da “economia verde”, uma das linhas de atuação do banco capixaba.

 

Fungetur - Condições operacionais:

Investimento Fixo

O Fundo possibilita financiamentos de obras civis para implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos.

Taxa de juros a partir INPC + 6% a.a.

Carência: até 5 anos

Amortização: até 20 anos

Prazo total: até 20 anos

 

Máquinas e Equipamentos

O Fundo possibilita financiamentos de máquinas e equipamentos destinados a empreendimentos turísticos.

Taxa de juros a partir INPC + 5% a.a.

Carência: até 1 ano

Amortização: até 5 anos

Prazo total: até 5 anos

 

Investimento em energia fotovoltaica

Crédito de até R$ 3 milhões

Taxa de juros a partir de SELIC + 4,5 % ao ano*

Prazo total de até 96 meses.

Carência de até 36 meses.

*Taxas da linha podem ser flexibilizadas conforme as características negócio, setor e garantias apresentadas pelo empresário.

 

Informações sobre linhas de financiamento:

Bandes Atende: 0800 283 4202

Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória

App disponível para Android e iOS

www.facebook.com/bandesonline

www.bandes.com.br

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Vitória - ES
Atualizado às 02h29
26°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 22°
28°

Sensação

15 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias