Coronavírus
Doença

Casal é atendido em hospital de Linhares com suspeita de coronavírus

Os pacientes foram liberados mediante as devidas instruções para não saírem de casa até o resultado do exame. Não foi citado o bairro de origem, idade e nem quando será divulgado o resultado do exame

13/03/2020 17h06Atualizado há 3 semanas
Por: Redação ES 24 HORAS

 Um casal com suspeita de coronavírus foi atendido no Hospital Geral de Linhares durante a noite da última quinta-feira (12). Nós confirmamos a informação com alguém do setor. “Foi colhido material para encaminhamento para exame, mas trata-se de um casal com suspeita, ou seja, não tem caso confirmado”, disse a nossa fonte.

Os pacientes foram liberados mediante as devidas instruções para não saírem  de casa até o resultado do exame. Não foi citado o bairro de origem, idade e nem quando será divulgado o resultado do exame.

Imediatamente após o ocorrido, a maioria dos servidores da referida unidade hospitalar passou a atender usando máscara. Recebemos fotos de profissionais usando máscaras, e abaixo, confira a informação que confirma o atendimento e detalha mais informações sobre o casal. A postagem é desta manhã de sexta-feira (13) e foi encaminhada por um médico, em um grupo de Whatsapp composto por profissionais da saúde:

“Acabei de atender um caso suspeito de coronavírus aqui no HGL. Sugiro que todos usem máscara para atendimento. O irmão da senhora veio de Londres... Caso confirmado de coronavírus (confirmei ligando pro CIEVS) ela e também o marido com quadro gripal”.

 

Saúde vai monitorar os casos

As Secretarias de Saúde do Estado do Espírito Santo (Sesa) e de Linhares estão monitorando dois casos suspeitos de coronavírus em Linhares. Os dados oficiais foram registrados pelo município em um sistema de notificação do Ministério da Saúde. Os pacientes apresentam quadro clínico leve, sem sinais de gravidade. Até o momento, não há caso confirmado da doença em Linhares.

As amostras biológicas dos dois pacientes foram colhidas no local onde foram atendidos e enviadas para análise no Lacen – Laboratório Central do Espírito Santo. Os resultados deverão ser divulgados neste fim de semana. Não há nenhum paciente com suspeita de coronavírus internado no Hospital Geral de Linhares (HGL)

A investigação dos casos é realizada exclusivamente pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), que também é a responsável pela divulgação dos casos confirmados ou não da doença.

Os pacientes considerados suspeitos estão em isolamento domiciliar, e seus familiares estão orientados com relação às medidas necessárias para se prevenirem, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal, bem como sobre os cuidados requeridos para os pacientes, que incluem hidratação e a permanência em casa, sem circulação por outros locais e evitando contato com familiares e amigos, por exemplo.

“Estamos descartando casos suspeitos e seguimos com o monitoramento, com organismos internacionais e nacionais de saúde. As equipes seguem atentas para realizar respostas rápidas e efetivas quando necessário”, diz a diretora da Vigilância Epidemiológica de Linhares e membro do Comitê de Enfrentamento da doença no município, Jacklene Ramos.

É fundamental procurar o serviço de saúde mais próximo se a pessoa apresentar sintomas como febre, dificuldade para respirar, tosse ou coriza, associados aos seguintes aspectos epidemiológicos: histórico de viagem em área com circulação do vírus (consulte os sites indicados no final do texto), contato próximo caso suspeito ou confirmado laboratorialmente para coronavírus.

Os exames consistem numa análise que detecte o genoma do vírus, por meio do chamado PCR (sigla em inglês que significa “Reação em cadeia da polimerase”). São feitos a partir da a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz), que deve ser realizado pelo hospitais referências no Estado ou pelo Lacen.

Os resultados são comunicados pelo Lacen ao município de residência do paciente, responsável por notificar o descarte ou confirmação do caso.

Com informações do site Eu Vi Em Linhares

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Linhares - ES Notícias de Linhares - ES
Vitória - ES
Atualizado às 03h48
24°
Céu encoberto Máxima: 28° - Mínima: 21°
24°

Sensação

4 km/h

Vento

78%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas