Coronavírus
Obras

Governo do Estado publica edital para obras de macrodrenagem na Grande Cobilândia

Nesta etapa será construído o sistema de bombeamento de águas pluviais com uma galeria e duas estações de bombeamento nos bairros de Cobilândia e Jardim Marilândia

13/03/2020 17h08
Por: Redação ES 24 HORAS

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), publica, nesta sexta-feira (13), o edital de licitação para as obras de macrodrenagem na Grande Cobilândia, em Vila Velha. Nesta etapa será construído o sistema de bombeamento de águas pluviais com uma galeria e duas estações de bombeamento nos bairros de Cobilândia e Jardim Marilândia. O investimento previsto é de R$ 52 milhões.

O anúncio foi feito na tarde da última quinta-feira (12) pelo governador Renato Casagrande, em solenidade no Palácio Anchieta. Ele destacou que as obras terão recursos do Estado e do Governo Federal.  “Vamos acelerar investimentos em obras com recursos garantidos para que possamos fazer frente contra a crise que atinge o Brasil e pode chegar ao Espírito Santo. Esse é um Investimento planejado há muito tempo. Conquistamos esse recurso em 2013, mas ficou paralisado nos últimos anos. Quando retornamos ao Governo, resolvemos a concepção dos projetos e contratamos as obras de Viana, Vila Velha, Cariacica, Colatina. O que não podemos é ficar quatro anos sem fazer nada”, afirmou.

Casagrande prosseguiu: “Precisamos fazer a nossa parte e dar um passo adiante para proporcionar muito mais qualidade de vida aos moradores. Precisamos de obras de prevenção para que estejamos preparados para as mudanças climáticas que estamos vivendo. A limpeza dos canais e dos rios já ajudou. Estamos trabalhando no local desde junho do ano passado e olha como foi importante nas últimas chuvas”, pontuou.

O sistema de bombeamento visa minimizar os alagamentos causados pelas chuvas e beneficiará cerca de 27 mil moradores dos bairros Cobilândia, Jardim Marilândia e Rio Marinho, além de, indiretamente, beneficiar os usuários da Avenida Carlos Lindemberg, devido a redução dos alagamentos nas proximidades da Segunda Ponte.

“A macrodrenagem é um dos programas mais importantes do Governo. Esses recursos para as obras foram obtidos junto ao Governo Federal desde o primeiro mandato do governador, mas estavam parados. Eram realizadas pequenas intervenções no local, porém, as obras não estavam sendo de forma sistêmica. Agora nossa equipe na Sedurb está focada em fazer as obras acontecerem”, destacou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

A licitação para as obras é na modalidade concorrência e as empresas interessadas poderão entregar suas propostas até às 18 horas do dia 14 de abril. A abertura dos envelopes será realizada às 10 horas do dia 15 do mesmo mês. O edital completo estará disponível no site www.sedurb.es.gov.br, no menu Licitações.

“À medida que os projetos estão sendo entregues, vamos licitar as empresas para começar as obras e dar agilidade à macrodrenagem”, ressaltou a subsecretária de Estado de Saneamento e Programas Urbanos, Zilma Peterli. “Os alagamentos causam frequentes prejuízos aos moradores e comerciantes, além de restringirem a mobilidade urbana. As obras possibilitarão que a água escoe em maior velocidade, minimizando os impactos das chuvas”, explicou. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Vila Velha - ES Notícias de Vila Velha - ES
Vitória - ES
Atualizado às 19h59
25°
Muitas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 23°
25°

Sensação

7 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas