Coronavírus
Celular

Estado lança Cadastro Inteligente para facilitar restituição de celulares roubados, furtados e perdidos

Quando o telefone for recuperado em abordagens policiais e operações, a vítima poderá receber uma notificação informando que o celular perdido foi encontrado

18/03/2020 14h19
Por: Redação ES 24 HORAS

O governador do Estado, Renato Casagrande, apresentou, nesta quarta-feira (18), mais uma tecnologia inovadora para a população capixaba: o Cadastro Inteligente. A funcionalidade permite que o cidadão registre o aparelho celular em um banco de dados integrado ao sistema da polícia, que poderá, assim, informar ao dono a recuperação do objeto e o local onde ele pode ser resgatado. O link para o Cadastro estará disponível nos sites da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (www.sesp.es.gov.br) e da Polícia Civil (www.pc.es.gov.br).

O serviço é uma realização da Sesp, em parceira com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). Com o Cadastro Inteligente, o Estado cumpre com mais eficiência o papel de devolver o bem perdido, furtado ou roubado do cidadão. 

 

Funcionamento

Para se registrar, o proprietário do smartphone irá entrar no portal, com a maior quantidade de informações sobre o produto em mãos, preencher os campos disponíveis e aquele telefone será incluído no banco de dados, onde uma equipe de profissionais da Segurança Pública fará o monitoramento.

Caso o cidadão tenha aquele objeto perdido, roubado ou furtado, imediatamente ele poderá acessar o perfil no site do Cadastro Inteligente e sinalizar para as forças de segurança, com o registro do boletim de ocorrência, item obrigatório, que o aparelho deve ser colocado em restrição.

Quando aquele telefone for recuperado em abordagens policiais e operações, a vítima poderá receber uma notificação que chegará em sua conta no Cadastro Inteligente e no e-mail registrado, informando que o celular perdido foi encontrado, mostrando ainda, em qual unidade policial está e o número do Boletim de Ocorrência ao qual está ligado. 

 

Bloqueio de aparelho online

Além disso, a Sesp divulga uma nova funcionalidade da Delegacia Online. Agora o cidadão poderá solicitar o bloqueio do aparelho junto à Anatel, sem precisar ir até uma delegacia física, facilitando o acesso ao serviço e desafogando os atendimentos nos balcões das unidades policiais do Estado.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Vitória - ES
Atualizado às 20h31
25°
Muitas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 23°
25°

Sensação

11 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas