Coronavírus
Contágio

Covid-19: MPF recomenda a autoridades e cidadãos que mantenham o distanciamento social

Recomendação busca a não promoção e a não participação de aglomerações de quaisquer espécies ou reuniões presenciais, ressalvados os profissionais de saúde

20/03/2020 16h17
Por: Redação ES 24 HORAS

O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) recomendou ao Estado e a todos os municípios capixabas que não promovam, não permitam e não participem de aglomerações de quaisquer espécies (profissional, religiosa, de lazer, entre outras) ou reuniões presenciais, ressalvados apenas os profissionais de saúde, por motivo de força maior.

Além disso, a recomendação também é direcionada a todos os cidadãos, para que não promovam e não participem de aglomerações de quaisquer espécies ou reuniões presenciais, ressalvados também apenas os profissionais de saúde.

A recomendação faz-se necessária uma vez que, até o momento, o distanciamento social é a medida mais adequada e efetiva – senão a única – para o enfrentamento da pandemia do Covid-19, em razão do altíssimo grau de contágio do novo coronavírus. Ou seja, não basta que apenas uma parcela da sociedade adote as medidas de combate ao vírus, já que a adoção parcial significa incremento substancial do risco em prejuízo de todos.

O MPF/ES adverte que o descumprimento da recomendação implicará na adoção das providências cabíveis, inclusive responsabilização civil e penal dos envolvidos. “Mais que isso, o MPF/ES roga aos agentes públicos e a toda a sociedade espírito-santense que acatem o quanto recomendado, sob pena de coletiva e individualmente experimentarmos penas muito mais graves que aquelas legalmente previstas”, diz o documento.

A recomendação foi assinada no dia 20 de março pela procuradora Regional dos Direitos do Cidadão no ES, Elisandra de Oliveira Olímpio; e pelos procuradores da República Alexandre Senra e Paulo Henrique Trazzi.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Vitória - ES
Atualizado às 04h20
24°
Alguma nebulosidade Máxima: 28° - Mínima: 21°
24°

Sensação

4 km/h

Vento

78%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas