Praça
Samu

Samu 192 vai atender mais cinco municípios das regiões Serrana e do Caparaó

O serviço de urgência e emergência cobre agora 56% da população do Espírito Santo

23/04/2020 19h51
Por: Redação ES 24 HORAS

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, na manhã desta quinta-feira (23), a expansão do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192) para mais cinco municípios capixabas: Santa Leopoldina, Conceição do Castelo, Laranja da Terra, Ibatiba e Domingos Martins. Este último passa a ter uma base e ambulância próprias. A medida deve beneficiar cerca de 100 mil pessoas, que passarão a ser atendidas pelo Samu. O serviço de urgência e emergência cobre agora 56% da população do Espírito Santo.

Casagrande celebrou a expansão dos serviços, principalmente, no momento que atravessamos.  “É um serviço público de saúde para que possamos dar segurança aos nossos capixabas, especialmente nesta hora emque enfrentamos uma pandemia, quando o atendimento necessita ser mais rápido. Também é importante quando temos profissionais treinados e qualificados para atender a população. É muito bom poder dar esse passo para a melhoria da saúde pública do nosso Estado”, apontou.

A solenidade foi realizada no Palácio Anchieta e teve a presença de poucas pessoas, seguindo a recomendação das autoridades de saúde para evitar aglomerações. Estiveram presentes os prefeitos dos municípios contemplados: Vavá Coutinho (Santa Leopoldina); Christiano Spadetto (Conceição do Castelo); JosafáStorch (Laranja da Terra); Luciano Pingo (Ibatiba); e WanzeteKruger (Domingos Martins), além do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes; e da coordenadora geral do Samu 192, JuliannaVaillant Louzada Oliveira.

Durante sua fala, o governador também frisou a importância do trabalho dos municípios no combate ao novo Coronavírus (Covid-19). “Esses cinco municípios estão hoje no risco baixo e moderado e, para assim permanecerem, têm que ter um acompanhamento da equipe de saúde de cada município. Se for para o risco alto já temos que impor restrições. Por isso, é bom que a gente compreenda a importância de um acompanhamento na base, nas comunidades e que o município possa ajudar nesse combate ao coronavírus”, afirmou Casagrande.

Com a expansão do serviço, o Governo do Estado visa a oferecer um atendimento pré-hospitalar móvel no menor tempo possível para a população desses municípios, reduzindo o índice de sequelas e de mortalidade nas situações em que o socorro for acionado. Outro benefício é o encaminhamento desses pacientes para o hospital de referência mais próximo, de acordo com a complexidade do agravo.

O Samu é um serviço de socorro gratuito, que funciona 24 horas ininterruptas, por meio da prestação de orientações e do envio de ambulâncias e equipes capacitadas para realização do atendimento. É um componente assistencial essencial na Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE). O serviço pode ser acionado gratuitamente pelo telefone 192.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Vitória - ES
Atualizado às 04h05
15°
Alguma nebulosidade Máxima: 26° - Mínima: 18°
15°

Sensação

4 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas