Praça
Cores

Profissionais da Educação se inspiram em Romero Britto e pintam muro de escola de Linhares

De acordo com a diretora da Emef Ângelo Recla, o artista brasileiro inspira jovens e estimula a criatividade

13/05/2020 14h52
Por: Redação ES 24 HORAS

Em meio a pandemia, as cores vibrantes da arte de Romero Britto transformaram o muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Recla, no distrito de Rio Quartel, no interior de Linhares. As próprias profissionais de Educação que atuam na unidade de ensino desenharam e pintaram figuras que remetem aos trabalhos do pintor brasileiro.

Além disto, elas escreveram duas frases educacionais para motivar os servidores, os alunos e seus familiares. Uma do educador e pedagogo Paulo Freire e outra do psiquiatra e professor Augusto Cury. Duas semanas foi o tempo necessário para que os profissionais concluíssem o projeto. Para a diretora Ana Paula Felipe Machado Gomes, o trabalho deixou a escola mais alegre.

De acordo com a diretora da unidade de ensino, Ana Paula Felipe Machado Gomes, a ação visa a preservação do patrimônio escolar, por meio da arte. “O objetivo é trabalhar o cuidado, a preservação da escola e o embelezamento dos espaços através do olhar artístico de quem vive a sua rotina, como servidores e alunos. O muro estava sem vida e, com criatividade deu uma nova cara à fachada da escola”, comemora.

A professora Tamires Mantovani, que ajudou em transformar o muro em arte, disse que a ideia é dar continuidade à ação. “Nossa escola tem ainda muitos espaços que podem ser pintados, alguns alunos sugeriram as portas dos banheiros e salas, que com certeza iremos usar. Penso que podemos estudar outros artistas brasileiros, que também tenham trabalhos coloridos, ampliando o conhecimento artístico”, diz Tamires.

A secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli, destaca que a iniciativa tem como protagonista os próprios servidores da escola e suas aptidões para a pintura. “O projeto estimula a comunicação, a criatividade e possibilita que os estudantes, servidores e moradores descubram um mundo cheio de cores, linhas, formas e sentimentos, além de valorizar o ambiente escolar e desenvolver o senso de pertencimento na comunidade”, avalia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Linhares - ES Notícias de Linhares - ES
Vitória - ES
Atualizado às 05h31
15°
Alguma nebulosidade Máxima: 26° - Mínima: 18°
15°

Sensação

4 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas