Praça
Agricultura

Marcos Garcia pede que Banestes facilite a prorrogação de operações de crédito rural

“É uma forma de garantir o apoio aos produtores rurais que estão enfrentando problemas com a comercialização de seus produtos durante a pandemia”, afirmou o deputado

14/05/2020 09h14
Por: Redação ES 24 HORAS

O deputado estadual Marcos Garcia (PV) apresentou ao diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, o pedido para que o banco adote medidas simplificadas para conceder a prorrogação do pagamento de operações de crédito rural de custeio e de investimentos. De acordo com Marcos Garcia, o pedido atende a reivindicação do setor agropecuário, que também sente os impactos da pandemia do novo coronavírus. 

Para o deputado, o pedido está em consonância com a Resolução nº 4.801 do Banco Central do Brasil, de 9 de abril de 2020, publicada no Diário Oficial da União, no dia 13 de abril de 2020. A Resolução autoriza a prorrogação do reembolso das operações de crédito rural de custeio e de investimento entre outras medidas, sem a necessidade de laudos periciais, para produtores rurais, inclusive agricultores familiares cujas atividades tenham sido prejudicadas em decorrência das medidas de distanciamento social adotadas para minimizar os impactos da pandemia provocada pela Covid-19.

Marcos Garcia explica que a simplificação dos procedimentos para prorrogar as operações de crédito rural, tem por objetivo garantir mais agilidade no atendimento aos clientes e oferecer um alívio ao pequeno produtor para que ele possa continuar trabalhando no campo. “É uma forma de garantir o apoio aos produtores rurais que estão enfrentando problemas com a comercialização de seus produtos durante a pandemia”, afirma o deputado.

Marcos Garcia ressalta que outras instituições financeiras credenciadas para contratações de Crédito Rural no Estado já adotaram medidas no sentido de prorrogar o pagamento das parcelas referentes ao crédito oferecido ao consumidor. “Mas as informações sobre a atuação do Banestes, neste período excepcional, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, não estão claras ao consumidor. Por isso, solicitei ao diretor-presidente do Banestes que, caso o banco ainda não tenha adotado as medidasb previstas na Resolução do Banco Central, que as mesmas passem a ser seguidas imediatamente, em favor dos produtores rurais capixabas".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Vitória - ES
Atualizado às 16h42
22°
Muitas nuvens Máxima: 25° - Mínima: 20°
22°

Sensação

11 km/h

Vento

88%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas