Praça
Fruta

Prefeitura lança edital para distribuição de mudas de Cajá Manga Anão e Uva em Linhares

Mais de 6,3 mil mudas serão disponibilizadas a produtores do município

14/05/2020 13h46
Por: Redação ES 24 HORAS

A Prefeitura Municipal de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento, abre inscrições para o Processo Seletivo de distribuição de mudas de frutíferas, de Cajá Manga Anão e Uva, do Programa Municipal de Fruticultura. Mais de 6,3 mil mudas serão disponibilizadas a produtores do município.  O período de inscrição acontece entre os entre os dias 19 e 29 de maio, de 8h às 11h e de 13h às 16 horas, na sede da secretaria.

Para se inscrever, o produtor precisa atender aos critérios exigidos no edital de seleção das mudas.  Para receber as mudas de cajá manga anão, o candidato precisa pertencer ao Polo Distrito Farias. Já mudas de uva serão disponibilizadas aos produtores do Polo Alto São Rafael (contempla regiões como Santa Cruz, São João de terra Alta, São Vicente, São Judas, entre outras). Nesta seleção, serão distribuídas até 4.165 mudas de Cajá manga anão e até 2.200 mudas de uva.  

O secretário municipal de agricultura, Franco Fiorot, destaca que o objetivo é implementar novas cadeias produtivas do setor de fruticultura no município.  “Com a distribuição de mudas e acompanhamento desde ações estratégicas produção até a comercialização das frutas, contribuímos com o desenvolvimento do setor de forma moderna, sustentável e competitiva, agregando valor na atividade agrícola dos produtores”, ressaltou.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon,  reforçou a importância do programa. “Estamos fomentando a fruticultura com a diversificação da atividade econômica das famílias rurais, aumentando assim a geração de emprego e renda, impulsionando a produção agrícola, e melhorando a qualidade de vida dos produtores”, frisou o Guerino. 

 

Processo seletivo

O período de análise das documentações acontecerá entre os dias 01 a 05 de junho de 2020.  Já os resultados preliminares serão divulgados no dia 16 de junho de 2020. As entregas das mudas ocorrerão de acordo com a disponibilidade dos lotes produzidos pelo viveiro contratado e o planejamento da Secretaria Municipal de Agricultura, considerando um prazo total de seis meses a partir da publicação do resultado final.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares-ES, localizada no endereço Av. Augusto Calmon,1675, Centro. 

 

O Programa

O Programa Municipal de Fruticultura é dividido em cinco polos instituídos: Polo Distrito Farias, com cultivo de cajá manga anão; Polo Alto São Rafael (contempla regiões como Santa Cruz, São João de terra Alta, São Vicente e São Judas), a uva; Polo Baixo São Rafael (localidades como Japira, Córrego Dr. Jones, Santa Rosa, Humaitá e Bagueira), a goiaba; Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), o limão; no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), o açaí.  Ao todo cerca de 40 mil mudas serão disponibilizadas aos produtores.

O programa foi elaborado por uma consultoria especializada, pela equipe de Secretaria Municipal de Agricultura e instituições parceiras. As definições dos polos e as frutas a serem cultivadas foram baseadas nos estudos técnicos que identificaram, baseado nas características agronômicas de solo e clima, quais frutas eram propícias para cada região.

 O edital com os critérios, documentação e ficha cadastral necessários para a inscrição estão disponíveis no site da prefeitura, www.linhares.es.gov.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Linhares - ES Notícias de Linhares - ES
Vitória - ES
Atualizado às 17h13
22°
Muitas nuvens Máxima: 25° - Mínima: 20°
22°

Sensação

11 km/h

Vento

88%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas