Praça
Infância

Conselhos Tutelares já registraram 27 denúncias relacionadas ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Linhares

Nesse mesmo período em 2019, os Conselhos Tutelares registraram 41 denúncias relacionadas a essas práticas, ou seja, 14 casos a mais do que este ano

18/05/2020 00h40Atualizado há 1 semana
Por: Redação ES 24 HORAS

Na manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria Municipal de Assistência Social de Linhares, em parceria com diversos segmentos do município, lançou a Campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”. A campanha vai percorrer as ruas e avenidas de Linhares.

A proposta é alertar a população para proteger os menores e para a denúncia dos casos de abusos e exploração através dos canais de proteção, como o Disque 100. A ação tem a parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Conselhos Tutelares das Regiões I e II.

Com diversas ações e distribuição de materiais informativos, também alerta sobre os possíveis sinais de violência e conscientiza a sociedade sobre garantir para as crianças e adolescentes o direito de desenvolvimento sexual de forma segura e protegida, livre de qualquer abuso e exploração.

 

Números

Em números, Linhares já registrou entre janeiro e maio de 2020 27 denúncias relacionadas ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesse mesmo período em 2019, os Conselhos Tutelares registraram 41 denúncias relacionadas a essas práticas, ou seja, 14 casos a mais do que este ano. 

 

O alerta foi realizado pelas ruas do centro da cidade.

As estatítiscas foram apresentadas pelos Conselhos Tutelares das Regiões I e II. A queda nos números tem uma explicação: o isolamento social: “As crianças estão em isolamento, dentro de casa, sem contato com outras pessoas que ao suspeitar poderiam fazer a denuncia, por exemplo, o professor. É importante destacar que grande parte dos casos de abuso contra crianças e adolescentes acontecem dentro do lar e por alguém conhecido”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim.

A secretária também comentou sobre a relevância da conscientização da população, uma vez, que de acordo com ela, esses crimes são graves e silenciosos, de difícil detecção. “A ação de hoje faz parte de todo um trabalho que a Prefeitura desenvolve junto com a rede socioassistencial para orientar e refletir sobre esse tema tão difícil e delicado”, explicou.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon ressaltou que a campanha pode ser resumida em quatro verbos essenciais: “informar, conscientizar, mobilizar e convocar a sociedade para fazer bonito e diminuir o número de abusos com nossas crianças. Um trabalho de prevenção se faz com informação”, enfatizou.

Estefani Lopes Machado Andrade, presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), disse que a ação é necessária para solucionar esse problema que assola não somente o Espírito Santo, mas todo o Brasil. “É preciso informar as pessoas para que não ocorram crimes dessa natureza, estamos trabalhando para prevenir e minimizar esse abuso.”

 

Panfletos informativos foram entregues nos principais sinais de trânsito do município.

“Este é o primeiro passo para que a sociedade continue se sensibilizando para combater esse problema. Uma cidade que quer ser grande precisa proteger quem ainda não terminou de crescer. Que todos estejam dispostos a entrar nesta. Vamos fazer bonito juntos?”, finalizou o Conselheiro Tutelar da Região II, Carlos Augusto Calmon.

 

Live

A Live ‘Faça Bonito’ vai encerrar o dia de ação, ás 20 horas, e será transmitida na página da rede social Facebook Peti Linhares e contará com a participação de artistas musicais da região: Urbano D’Ávila, Preto Pires, Magrão, Xandim e participação de Vanessa Reis.

O endereço para acessar a live é o: www.facebook.com/peti.linhares.31

 

Movimento Nacional

A ação foi recebida pela população que pode denunciar os casos de abusos pelo telefone 100.

O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” é celebrado em 18 de maio, data escolhida devido o “Crime Araceli”, onde uma menina de oito anos de idade teve seus direitos humanos violados e foi assassinada no ano de 1973, em Vitoria (ES).

Em razão do fato, a data tem o objetivo de mobilizar e reafirmar a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.

 

Denuncie

O abuso sexual contra crianças e adolescentes é crime e deixa marcas incuráveis. A sociedade é responsável para que esse silêncio seja quebrado e a realidade mude. Se você conhece ou suspeita que alguma criança ou adolescente sofre violência, denuncie e seja a voz daqueles que não podem falar.

Para denunciar, basta entrar em contato por algum dos portais, Conselho Tutelar Municipal, pelo telefone disque 100 que é nacional e serve para denúncias contra violência, abuso sexual, agressões físicas e/ou psicológicas cometidas contra crianças e adolescentes.

As denúncias também podem ser feitas para o Conselho Tutelar Região I pelo telefone 3264-3277 e Conselho Tutelar Região II pelo telefone 3264-3154 ou 24h pelos telefones (27) 99857-7964/99856-7562 – plantão 24 horas. 

 

Regiões I e II

O Conselho Tutelar Região I atende as regiões Alphaville, Aviso, Araçá, Bebedouro, Centro, Colina, Conjunto Habitacional Mata do Cacau, Desengano, Interlagos, Olaria, Parque Municipal, Pontal do Ipiranga, Povoação, Regência, Rio Doce, Rio Quartel, São Rafael e Shell.

Já o Conselho Tutelar Região II atende as regiões Aeroporto, Boa Vista, Canivete, Conjunto Juparanã, Farias, Jardim Laguna, José Rodrigues Maciel, Lagoa do Meio, Linhares V, Meninos da Terra, Movelar, Nossa Senhora da Conceição, Nova Betânia, Nova Esperança, Novo Horizonte, Palmital, Planalto, Santa Cruz, São José, Três Barras e Vila Capixaba”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Linhares - ES Notícias de Linhares - ES
Vitória - ES
Atualizado às 03h44
15°
Alguma nebulosidade Máxima: 26° - Mínima: 18°
15°

Sensação

4 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas