Praça
Imunização

Professores e adultos entre 55 e 59 anos serão vacinados contra a gripe em última fase da campanha

Em Linhares, as vacinas estão disponíveis nas 35 unidades de saúde do Município até o próximo dia 5 de junho

18/05/2020 19h47
Por: Redação ES 24 HORAS

Começou nesta segunda-feira (18) a última fase da terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Linhares. Nela, de acordo com a secretaria Municipal de Saúde estão incluídos professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade. Em Linhares, as vacinas estão disponíveis nas 35 unidades de saúde do Município até o próximo dia 5 de junho, de acordo com a rotina de vacinação de cada unidade de saúde.

A diretora da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares, Jacklene Ramos, destaca que a vacina é inativada e não oferece risco de causar a doença. “Pelo contrário, evita óbitos e internações causados pelo influenza. É válido lembrar que as pessoas dos grupos de risco que ainda não foram imunizados, devem procurar a unidade de saúde do seu bairro para receber a vacina”.

A diretora reforça ainda a importância da imunização, pois os grupos prioritários estão mais sujeitos a complicações se forem infectados pelo vírus influenza. “A vacina não protege contra o coronavírus, mas evita complicações causadas pelos vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem B/Victoria, que podem levar o paciente a internações hospitalares”, frisou.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a ocorrência de influenza varia de leve a grave, podendo causar óbito. No mundo, epidemias anuais resultam em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e cerca de 290 mil a 650 mil mortes.

Até o momento foram vacinadas em Linhares mais de 26 mil pessoas dos grupos prioritários desde 23 de março no Município. Entre eles, idosos acima de 60 anos, trabalhadores de saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (problemas respiratórios crônicos, cardiopatias, doenças renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, hipertensão, obesidade, imunossupressão, transplantados e trissomias). 

 

Campanha Antecipada

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha contra influenza, de abril para março, para proteger de forma antecipada os grupos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. Devido a circulação do coronavírus no país, cada estado e município tem buscado estratégias para diminuir concentração de pessoas, em especial nos serviços de saúde.

Esta vacina não protege contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são parecidos, o que auxilia na exclusão de diagnósticos e, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Linhares - ES Notícias de Linhares - ES
Vitória - ES
Atualizado às 17h23
22°
Alguma nebulosidade Máxima: 25° - Mínima: 20°
22°

Sensação

9 km/h

Vento

88%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas