Campanha
Pandemia

Linhares fará testes para detecção de antígenos do novo coronavírus

No total, são 3 mil testes que serão realizados com prioridade aos pacientes suspeitos que estiverem internados

01/06/2020 18h40Atualizado há 1 mês
Por: Redação ES 24 HORAS

A Prefeitura de Linhares começou nesta segunda-feira (01) a realizar testes para detecção de antígenos para identificação de novos casos de coronavírus em Linhares. No total, são 3 mil testes que serão realizados com prioridade aos pacientes suspeitos que estiverem internados. Pessoas que tiveram contato direto com esses grupos que testarem positivo para a Covid-19 também receberão prioridade para o exame.

Os testes também serão aplicados nos pacientes que apresentarem sintomas e suspeitas da doença e que são atendidos na Unidade Sentinela, referência da doença, a UPA 24 horas, no bairro Shell, além das unidades de saúde referência do coronavírus: Bebedouro, Planalto e Caic (Interlagos). Linhares é o primeiro município capixaba a realizar os testes semelhantes aos feitos no Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES).

Para a realização do teste é necessário que o paciente apresente os sintomas, e o resultado fica pronto em até 15 minutos. Ele detecta a presença do vírus já a partir do terceiro dia de contágio.

“No momento, vamos testar por RT-PCR, ou seja, estamos procurando o vírus nos pacientes graves, internados e profissionais de saúde. As outras estratégias nós estabeleceremos fases”, pontuou a diretora da Vigilância Epidemiológica Jackelene Ramos.

O secretário municipal de Saúde explica que os testes permitirão uma melhoria no monitoramento do vírus no Município e a identificação de novos casos. “A testagem vai nos dar velocidade a mapear o avanço do coronavírus em Linhares, além de nos dar um cenário próximo da realidade, quanto ao número de casos. É um das muitas frentes ao combate ao novo coronavírus no município”, observa o secretário.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon pontua que os testes antígenos serão fundamentais nesse olhar clínico sobre a doença. “Linhares passa a trabalhar com a estratégia de ampla testagem, uma das maiores que serão executadas no Espírito Santo depois do Governo do Estado, o que nos permitirá fazer barreiras pontuais de acordo com a evolução de casos”, afirma o prefeito de Linhares Guerino Zanon.

 

Teste rápido IGM e IGG

Outra estratégia estabelecida com os testes rápidos é o uso dos testes IGM e IGG,  para anticorpos, que identificam a cicatriz, a resposta do organismo à infecção, em média após 7 dias do contágio. “E basicamente, esses indivíduos são os assintomáticos, os que tiveram a infecção, não tiveram os sintomas e que não aparecem nas estatísticas”, disse Jackelene.

Estes testes detectam a presença de anticorpos contra o Sars-CoV-2 e permitirá mapeamento ainda mais detalhado do comportamento do vírus em Linhares, além de eventual implementação de novas medidas de isolamento, acompanhamento e intervenção.

Jackelene explica ainda que os resultados dos testes rápidos começarão a ser incluídos no boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde, que é emitido diariamente. Os resultados devem ser interpretados pelo profissional de saúde com auxílio dos dados clínicos e exames laboratoriais. 

 

Como o teste é feito?

Trata-se de um teste no qual é pesquisado a presença de fragmentos genéticos do vírus em secreções respiratórias, através de biologia molecular. 

 

Como é feita a coleta da amostra?

As amostras são coletadas através da introdução de um cotonete especial ou “swab” (nas narinas, atingindo a Nasofaringe, parte posterior da cavidade nasal). A coleta é indolor, mas pode causar algum desconforto ao atingir o local.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Linhares - ES Notícias de Linhares - ES
Vitória - ES
Atualizado às 08h50
22°
Alguma nebulosidade Máxima: 31° - Mínima: 16°
22°

Sensação

6 km/h

Vento

78%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas