Campanha
Detran
Pandemia

Deputados estaduais criticam reabertura de shoppings

Decreto com regras de funcionamento dos estabelecimentos na Grande Vitória foi publicado no último sábado (30)

03/06/2020 13h50
Por: Redação ES 24 HORAS

A flexibilização das regras de isolamento social no Espírito santo, em especial a abertura dos shopping centers, foi criticada por deputados durante a sessão virtual ordinária desta quarta-feira (03). O governo do Estado liberou a abertura desses estabelecimentos na Grande Vitória desde segunda-feira (1º), em horário reduzido e com outras regras específicas de funcionamento, que foram publicadas em um decreto em edição extra do Diário Oficial do último sábado (30).

O deputado Hudson Leal (Republicanos) destacou a importância do isolamento social para conter a pandemia e pediu que governo reveja a decisão de reabrir os shoppings.

“A ciência deixa claro a importância de evitar aglomerações. Essa flexibilização que está se dando nesse momento pela pressão de grandes empresários, donos de shoppings, é preocupante. O que o Estado tem feito até hoje em relação à ampliação do número de leitos não vai acompanhar o número de infectados e o número de mortos. A cidade de Blumenau, no dia 13 de abril, flexibilizou a abertura de shoppings e em 15 dias o número de casos aumentou em cerca de 160%. Temos que refletir sobre o que pode acontecer aqui no estado com essa reabertura. Apenas nos shoppings da Grande Vitória temos uma média de três mil pessoas por dia circulando. Então, venho pedir uma reflexão dos gestores para rever a decisão”.

A deputada Iriny Lopes (PT) lembrou que o Brasil se tornou epicentro da pandemia do novo coronavírus. O Espírito Santo tem hoje, de acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 15.151 casos confirmados e 664 mortes por Covid-19. A deputada também cobrou que a medida seja revista pelo governo.

“Enquanto o secretário Nésio e o subsecretário Reblin indicam necessidade de lockdown em alguns lugares, ao contrário, vemos a abertura de shopping centers. Nos causa espanto uma pessoa tão equilibrada como o governador e o conjunto do seu governo irem nesse sentido de flexibilização. A pergunta que fica é por que o governo, que montou uma equipe técnica de altíssima qualidade, especialmente o pessoal do Núcleo Interinstitucional de Estudos Epidemiológicos, não segue as indicações desses profissionais capacitados de que não é hora de relaxar o isolamento social. Se esse relaxamento se mantiver até o dia 15 desse mês, vamos ter um crescimento exponencial do número de casos e de mortes. Por isso fizemos em conjunto com diversos setores e movimentos sociais um manifesto endereçado ao governador mostrando que não há necessidade de reabertura dos shoppings e solicitando que a medida seja revista”.

O deputado Bruno Lamas (PSB) sugeriu a que Assembleia Legislativa (Ales) participe das reuniões entre o governo e a iniciativa privada, quando são discutidas essas questões de flexibilização do isolamento social e do funcionamento do comércio. “Chegamos no momento mais sensível da pandemia, e concordo que os números de casos no estado são preocupantes. Sabemos que o governo se reúne frequentemente com federações, como a Fecomércio. Minha proposta é que nessas reuniões a Assembleia se fizesse presente para que tenhamos informações atualizadas, não só da área da saúde, mas também das discussões sobre medidas como essas, de flexibilização do comércio”.

O presidente Ales, deputado Erick Musso (Republicanos), acolheu a sugestão, mas salientou que o convite para participar das reuniões tem que partir do próprio governo estadual.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Vitória - ES
Atualizado às 08h41
22°
Alguma nebulosidade Máxima: 31° - Mínima: 18°
22°

Sensação

7 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas