Detran
Campanha
Água

Estudo revela novas lagoas no município de Linhares

De acordo com o levantamento, o município de Linhares pode vir a contar com um total de 78 lagoas

08/06/2020 22h09
Por: Redação ES 24 HORAS

Na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, uma boa notícia é revelada aos turistas e cidadãos linharenses, através de um estudo realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), por meio do Departamento de Recursos Naturais. De acordo com o levantamento, o município de Linhares pode vir a contar com um total de 78 lagoas.

Atualmente, estão catalogadas 69 lagoas no município, conforme a Carta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada em 1978, que eleva Linhares ao patamar de cidade com o maior número de recursos hídricos naturais da América Latina.

Segundo a bióloga da Prefeitura de Linhares, Paula Garcia, que coordenou o levantamento de imagens, o estudo partiu da necessidade de se atualizar os dados oficiais publicados, referentes às lagoas do município. “A princípio, tínhamos 69 lagoas como número oficial e, muitas delas, estavam nomeadas como ‘sem nome’. Então, não sabíamos de que lagoa se tratava”, disse.

 

Durante a expedição, realizada entre os meses de agosto de 2019 e março de 2020, foram realizadas visitas nos distritos com base na Carta do IBGE, onde a equipe teve apoio dos moradores locais na localização e identificação das lagoas – muitas vezes desconhecidas pelo público em geral.

“Quando chegamos a Povoação, que é um distrito bem grande, nós buscamos parcerias com moradores locais, que nos direcionavam às lagoas que eram conhecidas apenas localmente. Inclusive, a Carta do IBGE não mostra todas essas lagoas, que possivelmente podem ter sido criadas após a grande enchente de 1979”, conta Paula Garcia.

Somente no distrito de Povoação foram identificadas sete novas lagoas. “Naquela faixa de litoral, que compreende o distrito de Povoação, nós encontramos mais sete lagoas não-catalogadas, que não estavam na lista oficial. Então, ao final de tudo, o município saltou de 69 para 78 lagoas”, informou Paula.

De acordo com a bióloga, as novas informações estão sendo analisadas pelo corpo técnico da Semam, em consulta com a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), que é o órgão regulador estadual. Assim que concluídas, o Departamento de Recursos Naturais divulgará os resultados.

“O levantamento fotográfico das lagoas surpreendeu a equipe responsável pelo estudo, que também era composta pelo jornalista Leonardo Goliver e pelo cinegrafista responsável pelas imagens, Heber Thomaz, pelo fato de a maioria possuir uma beleza inestimável, e porque, até o momento que precedia o início da expedição, muitas eram totalmente desconhecidas dos registros oficiais”.

“O projeto contou com alguns parceiros, que foram fundamentais para que conseguíssemos chegar nesse resultado, que é um feito inédito, nunca realizado antes por uma gestão pública. Isso demonstra o nosso compromisso, de buscar sempre melhorar a gestão ambiental, porque é conhecendo o meio ambiente é que aprendemos a cuidar”, completou Paula Durão Gama Garcia, bióloga e gestora do projeto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Linhares - ES Notícias de Linhares - ES
Vitória - ES
Atualizado às 09h01
22°
Alguma nebulosidade Máxima: 31° - Mínima: 18°
22°

Sensação

7 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas