Campanha
Detran
Junho Lilás

Linhares: Teste de Pezinho previne uma série de doenças no recém-nascido

Em Linhares, o teste de pezinho é realizado nas unidades básicas de saúde, preferencialmente entre o terceiro e o quinto dias de vida do bebê

10/06/2020 23h54
Por: Redação ES 24 HORAS

O Dia Nacional do Teste de Pezinho é celebrado em 6 de junho e a data foi estabelecida para lembrar a população da importância dos cuidados neonatais. Em Linhares, o teste de pezinho é realizado nas unidades básicas de saúde, preferencialmente entre o terceiro e o quinto dias de vida do bebê. Desde o pré-natal, as mães são orientadas sobre a importância do exame e a necessidade dele.

De acordo com a Camila Maciel, enfermeira da Unidade de Saúde do Jardim Laguna, quando o bebê nasce, é fundamental que as mães procurem a UBS mais próxima de sua casa para que o exame seja realizado. “Se for constatada alguma alteração, a criança pode começar o tratamento o mais rápido possível”, ressalta a referência técnica.

Conhecido também como triagem neonatal, o teste de pezinho é feito de forma simples e rápida. A amostra de sangue para o teste é retirada de uma das áreas laterais da região plantar do calcanhar da criança. “É muito importante que os bebês façam o teste no tempo recomendado, pois é por meio dele que se pode detectar se a criança apresenta alguma doença”, finalizou Camila.

A enfermeira destacou ainda que, entre as doenças mais comuns detectadas pelo teste do pezinho, estão a falciforme, hipotireoidismo, fenilcetonúria, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.

“Se for constatada alguma alteração no exame, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), responsável pelo exame, entra em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e o exame érepetido para comprovação do diagnóstico” afirma.

 

Como é feito o teste

O responsável pela criança pode se dirigir a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa para realizar o teste. A coleta é realizada por um técnico de enfermagem especialmente treinado.

O material colhido é encaminhado a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), onde os exames são processados.  O resultado é encaminhado de volta à unidade de saúde onde o teste foi realizado, para que a família o receba e apresente ao médico. Se uma doença for detectada, é possível obter adequada orientação sobre o tratamento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Linhares - ES Notícias de Linhares - ES
Vitória - ES
Atualizado às 06h58
17°
Alguma nebulosidade Máxima: 31° - Mínima: 18°
17°

Sensação

4 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas