Campanha
Covid-19

Guardas municipais de Linhares com sintomas da doença farão testes rápidos

Os agentes da Guarda Civil Municipal que apresentarem os sintomas da doença de acordo com o protocolo da secretaria municipal de Saúde serão submetidos aos testes rápidos

16/06/2020 17h20
Por: Redação ES 24 HORAS

Os agentes da Guarda Civil Municipal que apresentarem sintomas do coronavírus serão testados para a Covid-19 em Linhares. Os testes  rápidos para detectar a presença do novo coronavírus serão realizados na Unidade de Pronto-atendimento 24 horas, no bairro Shell, que é a Unidade Sentinela do Município para os casos de coronavírus. É uma medida para garantir a saúde dos profissionais essenciais para a segurança da cidade bem como dos munícipes.

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva Mattos, destaca que seguirá o protocolo preconizado pela secretaria municipal de Saúde, e orienta que é necessário o servidor apresentar, ao menos, dois dos sintomas conhecidos da doença, evitando um resultado ‘falso-negativo’, podendo estar infectado e assim ser um agente transmissor do novo coronavírus.

“Um desses sintomas deve ser respiratório. Neste caso, o primeiro passo é encaminhar a situação para conhecimento da Secretaria, que vai providenciar o encaminhamento para realização do teste com na UPA 24 horas, após procedimento de triagem”, explica.

Os testes serão realizados na UPA 24 horas, no bairro Shell, de acordo com o protocolo de segurança da secretaria municipal de Saúde.

Outros sinais apresentados podem ser febre, tosse, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para engolir, dor na garganta, coriza, anosmia (perda do olfato), dor muscular ou diarreia. O protocolo de atendimento aos profissionais da segurança é definido pela secretaria municipal de Saúde.

Ao começarem os sintomas, é necessário afastar-se das atividades. Se o resultado for positivo, haverá notificação ao sistema de saúde e será avaliada a conduta mais adequada para cada caso, mantendo-se 14 dias de isolamento, podendo até haver encaminhamento a uma unidade de saúde referenciada. Se o resultado for negativo, o paciente receberá orientações médicas.

 

Secretaria adota medidas de segurança em saúde desde início da pandemia

A secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social informa que desde o início da pandemia toma as medidas preconizadas pelos órgãos de saúde.

Todos os veículos da frota da Secretaria passam por um processo de desinfecção antes de irem para a rua assim como a base da Secretaria de Segurança, no bairro Shell, que também passa por higienização.

Foram entregues equipamentos de proteção, como máscaras, a todos os agentes que atuam na pasta, além da disponibilização de álcool em gel em todos os veículos, e sabonete líquido para a correta higienização das mãos.

Paralelo a isto, todos os agentes que apresenterem os sintomas da doença e que estes atendam ao protocolo da secretaria municipal de Saúde passarão pela realização de testes rápidos.

Atualmente, os agentes que positivaram para a doença foram asfatados de suas funções, cumprem a quarentena e são monitorados pela Vigilância Epidemiológica do Município.

A Secretaria pontua que os agentes com comorbidades comprovadas por meio de laudo médico também foram afastados de suas funções.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Linhares - ES Notícias de Linhares - ES
Vitória - ES
Atualizado às 07h38
17°
Alguma nebulosidade Máxima: 31° - Mínima: 16°
17°

Sensação

7 km/h

Vento

100%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas